Prefeitura de Jandira realiza castração gratuita de animais domésticos

A Prefeitura de Jandira realizou nesta semana, uma grande campanha de castração de cães e gatos na cidade. Os pets foram cadastrados pelos seus proprietários durante o mês de outubro, pela Secretaria do Meio Ambiente, responsável pela ação, com apoio do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

Na terça-feira (14) e na quarta-feira (15), cerca de 200 animais foram esterilizados por uma clínica veterinária contratada pela administração municipal, na Concha Acústica da Praça de Eventos. Além da castração, os animais receberam um microchip para identificação, em caso de perda.

Segundo o Ministério da Saúde, o maior benefício da castração é evitar a reprodução, prevenindo a superpopulação de animais de rua. Além disso, a castração diminui a agitação e doenças no útero e na mama (como o câncer) das fêmeas.

A castração é uma das atividades relacionadas à guarda responsável de animais, que inclui também a vacinação contra a raiva e outras doenças, visitas frequentes ao veterinário e cuidados com o asseio e a alimentação.

A Secretaria do Meio Ambiente informa que outras campanhas de esterilização gratuita poderão ser realizadas em 2018. Os interessados devem acompanhar a divulgação dessas e outras atividades da Secretaria nos canais de divulgação da Prefeitura (Jornal Oficial do Poder Executivo, página oficial na internet www.jandira.sp.gov.bre no www.facebook.com/prefeiturajandira).

Relacionados