Prefeitura de Itapevi realizará Natal Iluminado

Eventos natalinos são gratuitos, começam no dia 01 de dezembro e seguem até o dia 6 de janeiro

A Prefeitura de Itapevi realizará uma série de eventos natalinos para atender com carinho e qualidade a população neste final de ano especial. O Natal Iluminado acontece entre os dias 01 de dezembro e 6 de janeiro.

“O Natal Iluminado é uma nova tradição em nossa cidade, o Natal é um momento de reflexão e nada mais justo que uma cidade iluminada e com diversas atrações especiais, como a Parada de Natal, um desfile lúdico com espírito natalino para proporcionar um momento de magia para a nossa população”, disse o Prefeito Igor Soares (Podemos).

Um dos eventos que ganham destaque é a Parada de Natal – “Luz pra Recomeçar”, uma apresentação artística que começa às 19h, do dia 10 de dezembro, e que traz o tema Carta ao Papai Noel.

Alunos da Escola de Teatro do município farão a leitura da Carta ao Papai Noel na Rua Cesário de Abreu. Trata-se de um conto que revela a história de uma criança apática que mesmo sem acreditar no espírito natalino decide escrever uma carta ao “bom velhinho”.

Nela, é pedido um mundo mais colorido, mais humanidade e muitos brinquedos para todas as crianças. Na carta há menção religiosa ao amor de Jesus reinando nos corações de todas as pessoas.

Parada de Natal

Na sequência será realizado o desfile da Parada de Natal com cinco carros alegóricos espetaculares, com início também na Rua Cesário de Abreu e seguindo pela Avenida Rubens Caramez até a Praça 18 de Fevereiro. O espetáculo conta com cerca de 400 integrantes das turmas das Escolas Livres Municipais de Dança, Música, Circo e de Teatro da Secretaria de Cultura e Juventude, além dos integrantes da produção e de mães de alunos que ajudam voluntariamente na realização.

Haverá um primeiro carro natalino com árvores, flocos de neve, soldados de chumbo e ginastas como luzes e estrelas. No segundo virá o Presépio, com o menino Jesus e a presença de anjos, do povo hebreu, de estrelas e dos três reis magos. Na sequência, um veículo de doces (pirulitos, confeiteiras, morangos e camponesas). O quarto será de Brinquedos (caixa de brinquedos, robô, princesas, bailarinas e o Corpo de Bombeiro Mirim) e o quinto e último será o Trenzinho da Alegria (duendes, elfos, renas, mamãe e papai noel e trenó com crianças). O desfile tem a previsão de acontecer em até 1h10.

A Parada contará com a presença de integrantes do CCI (idosos), do Corpo de Bombeiros Mirins e da comunidade em geral. A Banda Marcial também irá tocar no evento.

Recital Natalino

Para celebrar o espírito de final de ano, a Prefeitura programa também o Recital Natalino. É uma apresentação de cerca de 1h30 das Bandas Municipal, Sênior, da GCM (Guarda Civil Municipal) e o Grupo de Violeiros da cidade que tocarão músicas com tema de Natal para deixar o clima da cidade mais festivo. O evento acontecerá na Praça 18 de Fevereiro, às 20h30, no dia 10 de dezembro.

Apresentação do Coral da Escola Livre de Música

Será uma apresentação natalina do Coral de alunos da Escola Livre de Música, que está programada para acontecer, no dia 17 de dezembro, às 19h, no Escadão Cultural, no Centro. Serão cerca de 30 estudantes que acompanhados dos professores irão se apresentar com música natalinas com o objetivo de conquistar o público de Itapevi.

Natal Iluminado com árvore de Natal no Parque e decoração natalina em diversas vias da cidade

Parte das organizações da decoração natalina é a instalação, no Parque da Cidade, de uma árvore com cerca de 20 metros de altura, esculturas e cascatas de luzes. As luzes deverão ser acesas às 19h do dia 01 de dezembro.

O Parque também receberá decoração e cenografias especiais com soldadinhos, Papai Noel, presentes, trenós com renas, presépio, arco natalino, árvores estreladas e tótens que enfeitarão os caminhos dos visitantes, cobertura com luzes, portal de coração, todos iluminados. Na fachada do Parque e as árvores de entrada também receberão iluminação.

A cidade também programa uma decoração natalina com iluminação especial nos seguintes locais:  Parque da Cidade, Praça 18 de Fevereiro, Avenida Presidente Vargas, Viaduto José dos Santos Novaes, Terminal de Ônibus de Itapevi, Avenida Cesário de Abreu – até a rotatória da Cohab e a Avenida Feres Nacif Chaluppe, entre o trecho do Viaduto José dos Santos Novaes e a rotatória da Cohab.

Os postes das principais ruas da cidade serão decorados com temas natalinos confeccionados em estruturas metálicas, com aplicação de cordões e mangueiras de led brancas. A decoração conta com o apoio da iniciativa privada e não gera custos para a Prefeitura.

Natal Acolher

Outro tradicional evento realizado desde 2017 na cidade é o Natal Acolher. O evento acontece no dia 11 de dezembro, das 11h às 16h, e será promovido pelo Acolher – Fundo Social de Solidariedade de Itapevi para as famílias em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelos CRAS. O evento acontecerá no CIE Alto da Colina (Rua Turiassu, 8).

Neste ano, o objetivo é atender cerca de 500 famílias ou aproximadamente 2 mil pessoas atendidas nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) do município.  A ação visa proporcionar um dia de entretenimento e lazer em família, visando minimizar a falta de oportunidade de muitas famílias em comemorar o Natal.

O ponto alto da festa será a chegada do Papai Noel, que irá tirar fotos com as crianças e distribuir presentes para as famílias cadastradas nos CRAS. No dia destinado ao lazer com temática natalina, será servido almoço, sorvete, oferecidos brinquedos infláveis, personagens para interação com as crianças, tenda, camarim para crianças e adultos e distribuição de presentes.

Realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e com o apoio de centenas de voluntários.

Nas próximas semanas, a Prefeitura publicará um edital de chamamento público para pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em colaborar com a execução do evento.

Ações beneficentes

Doações e serviços voluntários podem ser oferecidos diretamente na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Prefeitura de Itapevi (Rua Escolástica Chaluppe, 154, 3° andar – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 4143-9700 (ramal 9713) ou pelo e-mail: [email protected].

Relacionados