Prefeitura de Itapevi promove palestra sobre inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Na manhã da última quarta-feira (09), a Prefeitura realizou no salão da comunidade Kolping Cristo Rei uma palestra para representantes empresariais da cidade e público geral sobre o tema ‘Sensibilização na Contratação de Trabalhadores com Deficiência’.

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o encontro foi aberto pela secretária da pasta, Sandra Mendes, que prestou uma homenagem ao Dia da Mulher (comemorado em 08 de março) falando da trajetória da pintora mexicana, Frida Kahlo. A artista possuía uma deficiência motora grave e foi considerada ícone na luta pelos direitos das mulheres por sua história de superação.

A palestra foi realizada pela coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência – (PADEF) da Secretaria Emprego e Relação do Trabalho do Estado, Marinalva Cruz, que abordou temas referentes ao trabalho e adequação profissional para deficientes, conforme a Lei Federal 8.219/91 e Decretos 3298/99 e 5896/04.

“Nós indicamos às empresas para que não visem a contratação por meio da deficiência direta, mas sim pela capacidade que o deficiente tem de trabalhar com as estruturas ao seu redor”, disse Marinalva, que destacou o importante serviço do PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) na triagem e indicações das vagas. 

O encontro contou ainda com uma apresentação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), sobre capacitações e cursos profissionais oferecidos pela instituição para pessoas com deficiência.

O prefeito Jaci Tadeu, que acompanhou a abertura do evento, falou que a intenção do encontro é discutir melhorias, apresentar ideias e se adequar as leis. “Os departamentos de recursos humanos das empresas podem realizar projetos de inclusão, mas precisamos também mudar o conceito social sobre inclusão profissional”, afirmou o prefeito.

O evento teve a participação de representantes de empresas da cidade e região, bem como alunos da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Itapevi, além do presidente da Associação dos Deficientes de Itapevi, Antero Branco, do diretor de relacionamento do SENAI, Ricardo Saugo, da diretora da APAE Itapevi, Benedita Morelli (Prof. Ditinha), e da diretora Claudete Rosa e da coordenadora Arlete Cunha, do CEMEB Romeu Manfrinato, voltado para educação de crianças deficientes.

Relacionados