Prefeitura de Itapevi oferece pernoite em hotel para pessoas em situação de rua

Desde o início de junho, a Prefeitura de Itapevi está oferecendo pernoite em hotel para cerca de 30 pessoas em situação de rua, na cidade.

O implemento do serviço, já pelo segundo ano consecutivo, tem como objetivo garantir a segurança e a saúde das pessoas que vivem nas ruas, durante as baixas temperaturas do Inverno. A hospedagem noturna inclui também banho quente.

As vagas são disponibilizadas para as pessoas em situação de rua abordadas pela equipe de busca ativa, mantida pela secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Itapevi.

“Temos que proporcionar melhores condições de vida e minimizar a desigualdade da população itapeviense, principalmente, para as pessoas em situação de rua”, disse o prefeito Igor Soares (Podemos).

O ingresso para o pernoite é realizado apenas por meio de encaminhamento do Centro Pop que faz o transporte dos acolhidos ao hotel. Pela manhã, todos retornam ao Centro para atendimento social.

O serviço não dispõe de alimentação, mas as pessoas em situação de rua cadastradas no programa recebem um cartão com QRCode que dá direito à gratuidade em todas as refeições no Bom Prato (café da manhã, almoço e jantar), de segunda-feira a domingo.

O acolhimento das pessoas em situação de rua é feito sempre de maneira espontânea. Embora todos os serviços oferecidos tenham como objetivo exclusivo manter a saúde deste público, nem todas as pessoas em situação de rua aceitam participar porque se recusam a seguir as regras sociais exigidas pelo programa.

Centro POP

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua atende cerca de 40 pessoas adultas, por meio do acolhimento e oferta de serviços como higiene, alimentação (café da manhã, almoço e café da tarde), atividades socioeducativas e de saúde.

Lei

No final de abrir, o prefeito Igor Soares, sancionou a Lei nº 2.845/2021, que autoriza o Poder Executivo a contratar leitos de hotelaria para atender moradores em situação de rua durante as noites frias de inverno.

Relacionados