PREFEITURA DE ITAPEVI INVESTE NA QUALIFICAÇÃO

curso_samuFuncionários participaram de curso nos dias 08 e 09 de agosto

 Em dois dias de imersão no sítio Jacucaí, 40 funcionários do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram do curso APH – Atendimento Pré-Hospitalar, onde não tiveram contato externo, nem puderam utilizar internet. A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, esteve no local para acompanhar a aplicação do curso.

De acordo com o diretor do curso, André Luiz Marques, a imersão serve para manter os profissionais bem treinados, onde leva até eles uma situação real, visto que o resgate não dá para esperar. No início os participantes recebem um teste teórico, e, após os treinamentos, são novamente avaliados. “Dá para perceber a diferença, que realmente assimilaram toda a aprendizagem. Durante o treinamento, eles são divididos por equipes e são avaliados também na prática. Ao final do curso as duas notas são somadas e gera um relatório que é entregue à Prefeitura, que o utilizará para melhorar o atendimento à população”, esclarece Marques.

Condutores de veículos, enfermeiros e médicos participaram da capacitação, onde foram abordados temas como segurança em cena, prevenção a acidentes, trauma, imobilização, dentre outros assuntos. Nos dois dias, 08 e 09 deste mês, foram utilizados os padrões de atendimento do A.H.A (Amercian Heart Association) e do P.H.T.L.S (Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado). “Também foi desenvolvido com eles dinâmicas de humanização da assistência, e inclusive, salientado o respeito entre equipes de rua, como o Demutran e a Guarda Municipal”, ressaltou o coordenador do SAMU, João Alberto da Silva Junior.

 Além de Itapevi, o órgão atende os municípios de Carapicuíba, Jandira, Vargem Grande Paulista, Cotia e Pirapora. De acordo com o secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre, a população pode contar com o serviço 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. “O atendimento do serviço é iniciado já no contato telefônico, quando os profissionais transmitem as primeiras orientações aos solicitantes e coletam informações a respeito da ocorrência”, afirma Sepulcre.

 O SAMU passou a atender moradores de Itapevi a partir de 2006, quando a prefeita Dra. Ruth Banholzer inaugurou a central reguladora do serviço, nas dependências do antigo Pronto Socorro Municipal. “Esta é uma grande conquista da nossa cidade, que passou a ter acesso a um serviço de atendimento de urgências de qualidade. Hoje, o cidadão que necessitar de atendimento rápido e eficiente pode contar com os profissionais do SAMU”, destaca Dra. Ruth.

Relacionados