PREFEITURA DE ITAPEVI INVESTE EM CURSOS DE APRIMORAMENTO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

curso_de_gestoDiretores da rede municipal de ensino aprendem sobre gestão em oficina gratuita

 Com a finalidade de oferecer um ensino de qualidade ainda maior à população, a Prefeitura de Itapevi está promovendo mais um curso inédito voltado aos dirigentes das escolas municipais. Desde segunda-feira (31), 60 diretores aprendem e debatem sobre gestão de pessoas, relações interpessoais e sua importância para a realização do trabalho em sala de aula em um curso gratuito promovido na Secretaria de Educação e Cultura.

 O investimento na qualificação dos profissionais da área e a implantação de projetos educacionais inovadores têm sido marcas do governo da prefeita Dra. Ruth Banholzer. Todos os semestres, atividades como essa alcançam centenas de profissionais e são uma das causas da grande melhora na qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais.

 De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, até outubro deste ano, serão seis encontros com os diretores das escolas, além de coordenadores da Biblioteca Municipal e do CIESI (Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi) em um total de 12 horas de aulas teóricas e dinâmicas de grupo. Cada um deles ainda terá de cumprir mais 18 horas de atividades no próprio departamento em que atua. Os resultados obtidos são apresentados e debatidos ao longo do curso.

 O curso de Gestão, nome pelo qual foi batizado o projeto, já foi ministrado também aos profissionais da Casa da Cultura entre junho e agosto. Na ocasião, professores e coordenadores dos diversos cursos oferecidos pelo departamento puderam aprender mais sobre o tema, apresentado pela professora Damaris Cristina dos Santos Pires Freitas, pedagoga e pós-graduada em gestão escolar.

 Para a professora Damaris, funcionária da Secretaria de Educação e Cultura, o auto-conhecimento é o primeiro passo para se alcançar um ensino de qualidade. “Nós lidamos com pessoas diferentes uma das outras. E, quando eu me conheço bem, quando sei dos meus próprios limites, posso me relacionar melhor com todos ao meu redor”, afirma.

 Outros cursos

Por determinação de Dra. Ruth, a Secretaria também está promovendo o curso Pró-letramento, destinado a professores e coordenadores das escolas municipais com o objetivo de estimular o desenvolvimento de novas formas de ensino que se aproximem do universo infantil. Em seu terceiro ano consecutivo, o projeto já beneficiou centenas de profissionais, tendo sua importância reconhecida em toda a região.

 Outras atividades que também acontecem neste momento são os cursos oferecidos a 31 professores e 16 coordenadores da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As aulas que já se tornaram uma marca da atual administração são realizadas quinzenalmente e prosseguem até do dia 11 de dezembro.  

 Além disso, nesta quinta-feira (3), a Secretaria de Educação e Cultura ministrará uma oficina sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa para professores da rede municipal de ensino. A iniciativa tem como meta aproximar o contato entre os profissionais e as novas regras ortográficas aprovadas nos países lusófonos, como Brasil, Portugal, Angola e Moçambique.

Relacionados