Prefeitura de Itapevi intensifica fiscalização em bares e estabelecimento da cidade

Operao_Lei_SecaOperações têm como objetivo evitar ocorrências e garantir a tranqüilidade da população

Com o objetivo de fazer cumprir a Lei 1.530, que dispõe sobre o horário de funcionamento de bares e estabelecimentos similares em Itapevi, e, assim, garantir a tranquilidade da população, a Prefeitura realizou, no último final de semana, uma mega-operação para fiscalizar bares, lanchonetes e outros estabelecimentos.

A ação contou com a participação de cerca de 50 agentes das Polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, dos departamentos de Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Demutran, do Conselho Tutelar e da Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos.

A lei determina o fechamento de bares entre às 23h e às 06h e proíbe o consumo de bebida alcoólica em quantidade superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro por condutores de veículos.

Um estudo sobre os resultados da Lei Seca na Região Metropolitana de São Paulo, realizado pelo professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), João Manuel Mello, revelou que centenas de vidas já foram poupadas graças à adoção da Lei por cidades da região.

De acordo com o secretário de Segurança de Itapevi e comandante da Guarda Municipal, Kleber Maruxo, as ações realizadas em parceria com outros departamentos e com as Polícias Civil e Militar estão apresentando resultados positivos para a população. “Essas operações vêm trazendo mais tranquilidade e sossego para as pessoas que buscam o descanso em suas residências, sem ser incomodadas com o som alto, oriundo de bares e lanchonetes existentes nas proximidades”, avalia Maruxo.

Ainda segundo o secretário, a Guarda Municipal de Itapevi recebe, em média, 10 chamadas sobre o descumprimento da Lei por noite nos finais de semana. Todas as ligações são registradas e encaminhadas à Secretaria de Receita que, por meio do departamento de Fiscalização de Posturas, realiza a vistoria nos locais indicados. Somente no último final de semana, nove estabelecimentos foram averiguados e sete autuados pela Secretaria de Receita. Além disso, 55 veículos foram autuados e três deles foram apreendidos pelos agentes.

Relacionados