Prefeitura de Itapevi intensifica Campanha de Busca Ativa da Tuberculose

Ações acontecem entre os dias 15 e 29 de setembro em todas as unidades de saúde

Com o objetivo de detectar novos casos, tratar e interromper transmissão da Tuberculose, a Prefeitura de Itapevi inicia, nesta sexta-feira (15), a 2ª fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa a doença e segue até o dia 29 de setembro, com a campanha em todas as unidades de saúde.

A ação de Busca Ativa tem como propósito descobrir e mapear os novos casos da enfermidade na cidade e os pacientes que frequentam as UBS e USF, assim como tratar preventivamente os casos.

A iniciativa é realizada semestralmente pelo município por orientação da Divisão de Tuberculose da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A administração municipal realizou em março a sua primeira ação do ano. Neste segundo momento, a proposta é atingir todos os moradores.

A população em situação de rua também receberá atenção especial no Centro Pop (Avenida Rubens Caramez, 1075 – Vila Aurora), no dia 21 de setembro, das 8h às 12h. Vale lembrar que a Vigilância Epidemiológica do município realiza a Busca Ativa em livre demanda de forma permanente em todas as unidades de saúde de Itapevi.

Em casos de suspeita, são realizados exames específicos gratuitamente, sem a necessidade de guia médica. O município está preparado para todas as etapas: coleta, encaminhamento, análise, diagnóstico e tratamento. Dependendo do laboratório, o exame fica pronto em até 24 horas.

Os remédios para o tratamento são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde. Manter o ambiente arejado, vacinar as crianças com a BCG são medidas fundamentais também para prevenir a tuberculose.

O registro médio anual é de até 100 novos casos. Em 2022 foram detectados 152 casos novos de tuberculose no município e 6 mortes foram registradas. Em 2021, foram diagnosticados 107 casos novos de tuberculose em Itapevi e 5 óbitos.

Sintomas da Doença de Tuberculose

Tosse por mais de três semanas com ou sem produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue.

Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível para fazer o exame diagnóstico e se constatada a doença, o tratamento é oferecido gratuitamente e deve ser iniciado de maneira imediata.

As pessoas que estiverem com pelo menos um dos seguintes sintomas acima, por mais de três semanas, acompanhado por febre e/ou emagrecimento, devem procurar a unidade de saúde mais próxima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4143-8499.

Relacionados