Prefeitura de Itapevi inicia reforma do Pronto-Socorro Central em agosto

A Prefeitura de Itapevi inicia na próxima segunda-feira (02), as obras de reforma do Pronto-Socorro Central, que passará por completa remodelação para dar mais conforto aos pacientes e funcionários, além de agilizar o atendimento.

Com término previsto das obras em oito meses, a unidade passará por reestruturação total, com ampliação da área de medicação, mudanças dos consultórios, recepção, novas salas de triagem, adequação dos sanitários, novas salas de observação e ampliação da área de emergência com aumento de leitos.

Por conta dessas alterações, a Prefeitura solicita compreensão da população. O Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) continuará funcionando no local e já conta com mais de 35 mil atendimentos realizados desde março de 2020.

As mudanças serão feitas por etapa, respeitando o funcionamento do pronto-socorro.

Localizado na Rua José Michelotti, 300, na Cidade Saúde, o PS Central realiza atendimentos de urgência e emergência nas áreas de clínica médica, cirurgia, psiquiatria e ortopedia.

Itapevi tem outros dois Prontos-Socorros, no Cardoso (Rua Padre Giovanni Cornaro, 277 – Vila Dr. Cardoso) e em Amador Bueno (Rua Bambina Amirabile Chaluppe, 200 – Amador Bueno) que estão funcionando normalmente 24 horas por dia e sete dias por semana.

Nova Ala

Em agosto passado, a unidade ganhou uma ala anexa, que possibilitou o aumento de 30% na capacidade de atendimento dos pacientes em observação, com o acréscimo de 13 leitos de enfermaria (sendo um de isolamento), somados aos 40 já existentes.

Novo Pronto Atendimento Amador Bueno

A saúde de Itapevi está em transformação. O novo Pronto Atendimento Amador Bueno (Rua João Nacif Chaluppe, 50) está com as obras avançadas, a previsão é que o novo equipamento de saúde fique pronto neste segundo semestre.

A unidade médica terá a seguinte configuração: sala de observação, pediatria, salas de reunião e direção, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade, trocador, salas de medicação, inalação, coleta de exames, gesso, raio-x, eletrocardiograma e triagem. O espaço ainda dispõe de quatro consultórios, serviço social, salas de espera, de higienização, curativos e suturas, além de farmácia.

A unidade ainda irá contar com sala de emergência e CME (Centro de Materiais Hospitalares e Esterilização), vestiários, refeitório, copa, almoxarifado e depósito, além de área específica para lixos comuns, orgânicos e hospitalares. O local contará com vigilância da GCM durante seu funcionamento. A construção é da empresa Código Engenharia e Construções Ltda.

Programa Itapevida

A reforma do PS Central e a construção do novo PS de Amador Bueno são ações do programa Itapevida, uma iniciativa implementada em 2019 para transformar o atendimento clínico na rede municipal. O programa que prevê a execução de 20 realizações é uma resposta da Prefeitura aos problemas crônicos causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.

Relacionados