Prefeitura de Itapevi homenageia Sussumo Harada com exposição na Biblioteca Monteiro Lobato

Nesta sexta-feira (18), a partir das 17h, a Prefeitura de Itapevi homenageia o artista plástico Sussumo Harada, referência nacional na área, com uma exposição em comemoração aos 40 anos de sua trajetória artística.

As obras de Harada ficarão expostas até o dia 31 de agosto, em visitação aberta ao público e gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luís Manfrinato, 194 – Centro). A classificação da mostra é livre. 

Para o coordenador de Cultura de Itapevi, Henrique Leão, fazer uma homenagem nesta proporção é valorizar a arte no município. “Contar com as obras de um artista talentoso, renomado e reconhecido internacionalmente, além de ser morador de Itapevi, é uma honra para nós da administração pública”, diz. “Ter condições de apresentar essa arte para a população é ainda mais gratificante porque traz a sensibilidade e o olhar singular de sua obra”, avalia.

Serão expostos quadros, totens, esculturas e um busto em homenagem a Harada.

No último dia 26 de maio, Harada esteve na Escola Livre de Artes de Itapevi. Ele foi homenageado com uma escultura feita por Cláudio Martins, professor na instituição.

O artista

Harada nasceu em 11 de junho de 1938 em Barueri. É descendente de japoneses e vive em Itapevi desde 1946, quando veio com os pais e um irmão morar em um sítio no bairro de Sapiatã para auxiliar na lavoura.

Em 1968 e 1969 trabalhou como mecânico de manutenção nas empresas Sorocabana e Corneta. Apenas em 1977 iniciou seu primeiro trabalho artístico com painel decorativo. Dali em diante, suas obras se destacam pelo trabalho com envelhecimento de chapas, cobre, latão e bronze.

O artista começou seus trabalhos com xilogravura, passando para a pintura em óleo e acrílica sobre tela e esculturas. Além de artista plástico, Harada é pesquisador, historiador e escritor. Harada trabalhou como agente cultural na Secretaria de Cultura de Itapevi entre os anos de 1994 a 2005.

As exposições tidas como mais marcantes do artista aconteceram no Ateliê L. Lage (Campo Grande – MS – 1993); Galeria Gerot (São Paulo – 1992); Galeria Yurika – Sapporo – (Hokaido – Japão); Exposição de Arte – Punta Del Este (Uruguai – 2003) e Arte de Um Povo – Galeria Anima (São Paulo -1990), dentre outras.

Harada também já recebeu os prêmios Aquisitivo – XIII Salão de Artes Plásticas (Praia Grande – São Paulo 2001); Menção Honrosa- IIl Contempoarte (Paço das Artes – São Paulo 1988) e Medalha de Ouro – 17° Salão Bunkyo (São Paulo).

Relacionados