PREFEITURA DE ITAPEVI GARANTE REVITALIZAÇÃO DO TRÂNSITO NA ÁREA CENTRAL

Viaduto_Site-7593231O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DEMUTRAN) de Itapevi iniciou, na última semana, uma série de ações visando maior fluidez do tráfego de veículos e pedestres na região central da cidade. Entre as atividades desenvolvidas pelo departamento está a troca e recuperação de placas de sinalização vertical, bem como a manutenção da sinalização horizontal e semafórica.

Outra ação, que terá grande impacto no andamento do trânsito na região central é a reorganização e regulamentação dos estacionamentos nas ruas centrais. A avenida Cesário de Abreu, que hoje conta com estacionamento nos dois lados da via, passará a contar apenas com o serviço no lado direito. Com isso, a pista passa a ter duas faixas para circulação de veículos. O trecho localizado na frente do CEMEB Paulo Ianaconi (Creche Central), que hoje conta com um pequeno estacionamento, passará a ter vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais e idosos.

O trânsito nas ruas em torno do Itashopping também será alterado. O estacionamento da rua Leopoldina de Camargo deixará de ser no sentido transversal, passando a ser paralelo à guia, além de ganhar vagas para idosos e portadores de necessidades especiais. Do outro lado da pista haverá um bolsão para estacionamento de motocicletas. Já na rua Escolástica Chaluppe, no trecho atrás do Itashopping, o estacionamento passa a ser exclusivamente para carga e descarga.

“Nossos estudos técnicos apontam para a necessidade de se delimitar perímetros com exclusividade para carga e descarga, bem como locais e horários próprios para estas ações”, destaca o diretor do DEMUTRAN, Adilson Rocha. Nos próximos tempos, o sistema viário do centro passará a contar com estacionamento para carga e descarga noturna, evitando esse tipo de atividade durante o dia, quando o tráfego de veículos é mais intenso.

“Todas estas ações e as futuras que serão implementadas têm um único objetivo: ordenar o tráfego de veículos no centro, reduzindo o nível de congestionamento, sobretudo nos horários de pico”, reforça a prefeita Dra. Ruth Banholzer. Dados do DEMUTRAN apontam que Itapevi possui uma frota de mais de 47 mil veículos, sem contar os veículos que, apesar de não serem emplacados na cidade, circulam pelas ruas do município.

Para dar conta do ordenamento, sobretudo na região central, o DEMUTRAN conta com dois postos fixos – um no Itashopping e outro na praça Carlos de Castro – e equipe de agentes de trânsito, que orienta e fiscaliza a circulação de veículos e pedestres na cidade, garantindo a boa fluidez do tráfego, bem como a segurança dos usuários do sistema viário da cidade.

Uma nova ferramenta passou a conferir mais agilidade e rapidez ao trabalho desenvolvido pelos agentes: o videomonitoramento das ruas centrais. Dois agentes de trânsito estão lotados na central de videomonitoramento e acompanham o tráfego na região central. Os agentes identificam situações que podem acarretar congestionamentos e encaminham ao agente mais próximo da ocorrência, que toma as providências necessárias.

O DEMUTRAN recomenda algumas dicas básicas de segurança no trânsito:

Sempre utilizar o cinto de segurança, inclusive nos bancos traseiros.
Crianças menores de 10 anos devem ser transportadas com segurança no banco traseiro do veículo.

Motociclista não deixe de usar o capacete.

Pedestres e motoristas: respeitar a faixa de pedestre é direito de uns e obrigação de todos.

Se dirigir não beba; se beber não dirija.

Não utilize o celular quando estiver dirigindo.

Respeite a sinalização de trânsito.

Relacionados