PREFEITURA DE ITAPEVI DÁ INÍCIO À 5ª EDIÇÃO DO ‘EU ESCREVO, TU ESCREVES, NÓS MUDAMOS’

Eu_Escrevo_Tu_EscrevesPrograma terá como tema o cinquentenário da cidade e envolverá 72 escolas

 A Prefeitura de Itapevi já iniciou os preparativos para mais uma edição do “Eu escrevo, Tu escreves, nós mudamos”. Considerado um dos programas mais importantes, desenvolvidos na área da educação, em Itapevi, a iniciativa, realizada em parceria com o Instituto Sidarta, tem como objetivo estimular milhares de crianças, adolescentes e adultos a expressar sua visão de mundo por meio de textos, contribuindo para consolidar na rede a prática da produção textual. O produto final desse programa, a cada ano, resulta na  publicação de um livro contendo os melhores textos escritos pelos alunos, o que contribui também para a formação do gosto pela leitura.

 O programa, iniciado em 2005, já está em sua 5ª edição e, por seu caráter inovador, tem merecido a atenção de outras redes de ensino. Partindo do tema central para 2009,  “Itapevi 50 Anos”, a Secretaria de Educação e Cultura já deu início aos encontros de formação. Professores participantes, que, num segundo momento, atuarão como multiplicadores em suas escolas,  recebem  fundamentação teórica e orientação para abordagem do tema em sala de aula, levando em conta a linguagem e a metodologia mais adequadas para alunos de diferentes faixas etárias. De acordo com a Secretaria, neste ano o projeto envolverá 72 unidades escolares: 58 municipais, sete estaduais e sete  particulares.

 Grande entusiasta do “Eu Escrevo, Tu Escreves, Nós Mudamos”, a prefeita Dra. Ruth Banholzer afirmou estar ansiosa para conhecer as produções textuais deste ano. “Temos muito orgulho de desenvolver esse programa inovador, que tanto tem contribuído para fomentar o gosto de nossos estudantes pela escrita e pela leitura. Tenho, em meu gabinete, exemplares de todas as edições e já reservei um lugar para o livro deste ano”, afirmou a prefeita.

 Com o objetivo de levar em conta as possibilidades dos alunos das diferentes faixas etárias e graus de escolaridade, o tema foi dividido em subtemas e em gêneros textuais. As turmas de Pré II e 1° ano desenvolverão o subtema “O bairro onde moro”. Todas as classes de 2° e 3° ano escreverão um bilhete com o subtema  “Um recado para Itapevi”. Estudantes do 4° e 5° ano expressarão poeticamente, em versos,  o que pensam e sentem, inspirados no subtema “Sonhar para transformar”. “2019 em Itapevi”, em linguagem  jornalística, provocará a imaginação dos alunos do 6°, 7° e 8° ano. Os alunos das classes de Educação de Jovens e Adultos – ciclo I escreverão um relato pessoal a partir do subtema “Eu faço parte dessa história” e, finalmente, alunos do 9° ano, Ensino Médio e EJA – ciclo II criarão crônicas inspiradas pelo subtema “No balanço do trem”.

 Segundo o cronograma da Secretaria de Educação e Cultura, o trabalho nas salas de aula será desenvolvido entre os dias 10 e 21 de agosto, com previsão de entrega das produções à Secretaria nos dias 24 e 25. Serão selecionadas pelo menos 200 obras de alunos, que passarão a compor a 5ª edição do livro, a ser apresentada ao público em cerimônia de premiação, que  acontecerá no mês de  novembro.

Relacionados