Prefeitura de Itapevi cria 1.700 vagas em creches

Administração contratou OS para fazer a gestão das novas unidades; assinatura do contrato nesta sexta-feira (15) faz parte das 65 ações para comemorar aniversário da cidade

A Prefeitura de Itapevi assinou, nesta sexta-feira (15), um contrato com o Instituto Alcançando Vidas, que ficará responsável pela abertura de 1.700 vagas em novas creches. Os espaços serão administrados pela entidade e as oportunidades vão beneficiar diversas regiões da cidade e atenderá crianças com idades entre 0 e 3 anos. A medida é a 30ª ação das 65 programadas para comemorar ao aniversário da cidade.

A Organização Social (OS) foi selecionada por meio de chamamento público realizado pela administração municipal. A entidade ficará responsável pela implantação da parte pedagógica e a gestão direta dos locais escolhidos. Essa iniciativa faz parte do trabalho de reduzir a fila de espera por vagas.

“Será uma maneira mais direcionada e eficaz de suprir uma demanda, com a instalação de creches em locais que mais necessitam e mais próximas dos moradores”, destaca o prefeito Igor Soares (Podemos).

“Essa é uma ação que vai beneficiar as mães da nossa cidade, neste ano vamos preencher 850 vagas e mais 850 em 2025”, disse o vice-prefeito Marcos Godoy, Teco.

As primeiras 400 vagas já começam a ser preenchidas no próximo mês com a inauguração da Creche Primeiros Passos, no Santa Rita. Nos próximos meses, a Prefeitura vai implantar novos espaços, como, por exemplo, no Jardim Rosemary e em locais que estão sendo selecionados. A previsão é que 850 serão preenchidas em 2024 e as demais no próximo ano.

Detalhes das creches

Conforme previsto no contrato, essas creches irão atender quatro faixas etárias. A primeira, o berçário I, irá abranger crianças com até 11 meses. Depois, tem o berçário II (1 ano), maternal I (2 anos) e maternal II (3 anos). A expectativa é de que cada unidade atenda 120 alunos, porém, essa quantidade irá variar conforme as condições do imóvel.

Além disso, a organização social ficará responsável pela gestão do espaço, dos materiais para adequar às necessidades da criança e do atendimento às famílias. A entidade também deverá fazer um trabalho em parceria com a comunidade e, dessa forma, realizar reunião de pais e eventos culturais que envolvam os alunos e familiares.

Regiões beneficiadas

As 13 regiões que serão beneficiadas pelas novas creches são Amador Bueno, Parque Suburbano, Santa Rita, Jardim Rosemary, Vila Dr. Cardoso/Vitápolis, Cohab, Jardim Briquet, Jardim Portela/São Carlos, Jardim Rainha, Centro, Vila Gioia, Jardim Alabama e Alto da Colina.

Relacionados