Prefeitura de Itapevi avança em obras das novas UBS’s

A Prefeitura de Itapevi executou 78% dos serviços da UBS do Jardim Briquet/Santa Cecília. A nova e moderna UBS está localizada na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, na altura do número 1791, e próximo à Rua Rafael Rossi. Já a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Rainha, localizada na Avenida Vereador Francisco Benedito Chaves, 39, alcançou 62% das obras. As UBS’s serão entregues para à população no primeiro semestre de 2022.

Nova UBS do Rainha

O antigo prédio pequeno e com pouca ventilação foi demolido no ano passado, para dar lugar a uma unidade maior e moderna. A proposta é oferecer um atendimento melhor e completo para os moradores da região.

A nova unidade é acessível e contará com seis consultórios mistos, três salas de atendimento de ginecologia (com banheiros exclusivos e outros adaptados ao público PCD), salas de espera, de vacinas, de coleta e farmácia, além de áreas administrativa e para funcionários. O local contará ainda com dois playgrounds.

A unidade do Jardim Rainha é uma das mais antigas de Itapevi. A previsão de conclusão é até final de dezembro deste ano e deverá funcionar no primeiro semestre de 2022. Já foram executados os serviços de instalação da estrutura metálica da cobertura, alvenarias e rede de esgoto.

O atendimento da UBS do Jardim Rainha está sendo realizado provisoriamente no prédio da antiga Secretaria de Saúde (Rua Professor Dimarães Antônio Sandei, 1231 – Vila Nova Itapevi) com os serviços de rotina de enfermagem (coleta, vacina, exames e curativos), clínica médica, ginecologia, pediatria, psicologia e farmácia.

O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h e o telefone para contato é 4450-6995.

UBS Briquet/ Santa Cecília

O novo prédio está sendo construído para substituir a atual unidade, localizada na Rua Nelson Ezequiel de Farias, 510, que está em péssimas condições estruturais. A unidade deverá funcionar a partir do primeiro semestre de 2022.

A obra é uma contrapartida em face da implantação do loteamento Colinas do Vale no Jardim Bela Vista, pela empresa ATS Empreendimentos Imobiliários Ltda. A Prefeitura fica responsável por equipar a UBS com aparelhos e recursos humanos.

O projeto de construção da UBS é considerado padrão III do Ministério da Saúde. Nestas instalações, há o Setor de Consulta, que reúne sala de recepção e espera, banheiros para pessoas com deficiência, quatro salas de consultório e acolhimento, sala de inalação, duas salas de consultório odontológico, sala de observação e procedimento, salas de coleta, vacina e curativos, além de estoque e dispensa de materiais.

As UBS’s do Rainha e do Briquet são parte do programa Itapevida, iniciativa lançada em 2019, que visa garantir a qualidade no atendimento da saúde de Itapevi e que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal. 

Relacionados