A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realiza nos dias 1, 2, 3 e 4 de maio, a tradicional Festa de Santa Cruz, celebrada há cerca de 300 anos no município.
O evento, que acontece na Praça da Aldeia, tem suas origens no período da colonização portuguesa, com a influência religiosa e interesse dos padres jesuítas na catequização dos indígenas, enraizada entre os mestiços que, mais tarde, formariam os sertões, as aldeias e os arraiais. Esses que tomaram gosto pela Santa Cruz, pela Festa do Divino e pelas Folias de Reis.
Com o passar dos anos, a celebração tornou-se a fusão de elementos católicos, indígenas e sertanejos, adaptados e transformados às condições do lugar e da época, com o intuito de preservar a identidade dos primeiros moradores da região.
O gosto pelo culto da Cruz se fortaleceu e chegou até os nossos dias trazido por diversas famílias tradicionais da Aldeia. Uma confraternização que reúne amigos, vizinhança e comunidade para se alegrar, pedir proteção e agradecer em forma de dança.
A programação inclui quermesse, terço em louvor a Santa Cruz, procissão com a bandeira e levantamento do mastro, dança de Santa Cruz “Sarabaquê”, missa, além de música raiz com violeiros.
Confira a programação completa e traga a sua família para prestigiar uma das mais importantes festas da Cultura de Carapicuíba:
24 DE ABRIL A 2 DE MAIO – NOVENA EM LOUVOR A SANTA CRUZ
19h – Terço em louvor a Santa Cruz (Novena on-line com link a cada dia).
1 DE MAIO (quarta-feira)
A partir das 14h – Orquestra de Viola da Aldeia de Carapicuíba;
15h – “Vivência Caipira” para o público apreciador da música Caipira Raiz, com o maestro e professor Junior da Viola. Palco aberto para os violeiros que quiserem compartilhar seus conhecimentos e sua arte. Barracas de alimentação e artesanato;
19h – Terço em louvor a Santa Cruz.
2 DE MAIO (quinta-feira) – LEVANTAMENTO DO MASTRO
Durante o dia Santa Cruz em minha casa (decoração do pátio, das casas, do Cruzeiro e das cruzes)
19h – Procissão com a bandeira do mastro e em seguida a solene celebração do levantamento do mastro;
19h30 – Encerramento da Novena com o terço em louvor a Santa Cruz;
20h – Batuca Aldeia;
21h – Início da Dança de Santa Cruz (Sarabaquê ou Sarabaguê).
3 DE MAIO (sexta-feira) – DIA DE SANTA CRUZ
11h – Missa Campal e cantada em louvor à Santa Cruz;
12h – Almoço Comunitário;
13h – Show com Ricardo Barreto e Raphael;
15h30 – Cezar & Rony e Banda;
17h – Procissão em louvor a Santa Cruz pelo quadrilátero da Aldeia;
17h30 – Transmissão da Coroa e do ramalhete de flores aos Festeiros do ano de 2025;
18h – Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
21h – Início da Dança de Santa Cruz.
4 DE MAIO (sábado) – ENCERRAMENTO DA FESTA
A partir das 15h – Violeiro de Carapicuíba Júlio José Júnior. “Vivência Caipira” para o público apreciador da música Caipira Raiz, com o violeiro Beto Ponciano e o brincante violeiro Inimar dos Reis. Palco aberto para os violeiros que quiserem compartilhar seus conhecimentos e sua arte. Barracas de alimentação e artesanato
18h – Orquestra de Viola da Aldeia de Carapicuíba;
20h – Tarcísio Mano Véio e Curió – o falar caipira nas músicas de Tonico e Tinoco;
21h – Dança de Santa Cruz;
Após a saudação e despedida em todas as cruzes pelo grupo da Dança de Santa Cruz, inicia-se a apresentação da “Zagaia” seguida da Oração final aos pés da Santa Cruz. Os integrantes e devotos que conseguirem ficar até o final da festa, que termina na madrugada do dia 5 de maio, recebem uma gemada.