Prefeitura de Carapicuíba abre as portas para o espetáculo “Curumim” da Companhia BuZum

Em parceria com a Secretaria de Educação de Carapicuíba, a companhia BuZum realiza o espetáculo “Curumim” aos alunos da Emei Prof. Charles Francisco Pereira Meira – CEEAC CSU, nos dias 9 e 10 de maio, a partir das 9h30, com duração de 20 minutos cada sessão.

A apresentação “Curumim” homenageia a cultura indígena, contando lendas, costumes dos índios e a relação com a fauna e a flora brasileira. Segundo o espetáculo, a partir das crenças, tanto as plantas quanto os animais possuem protetores e a população indígena sabe muito bem disso. 

A história, encenada por divertidos atores profissionais, conta que há muitos anos existia uma aldeia dentro de uma floresta onde todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver. Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

O espetáculo está sendo realizado em diversas cidades por meio da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e pelo Instituto CCR, no trecho da CCR ViaOeste.

Relacionados