Prefeitura capacita profissionais de saúde para o combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Itapevi realizou, na segunda-feira (16), treinamento e padronização das ações para o combate ao Coronavírus. O evento, realizado na Câmara Municipal, reuniu cerca de 100 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde, da atenção básica.

A ação apresentou protocolos médicos, de enfermagem e administrativos que devem ser seguidos no atendimento de pacientes com suspeitas da doença.

Em Itapevi, há 18 casos suspeitos da doença na cidade. Os pacientes foram atendidos e os exames coletados foram encaminhados ao Instituto Adolf Lutz. Até as 12h desta segunda-feira (16) nenhum resultado havia sido confirmado. No momento, todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Saúde de Itapevi.

Centro de Combate ao Coronavírus

Preocupado com o avanço da doença no Brasil, o prefeito Igor Soares criou o Centro de Combate ao Coronavírus, que funcionará a partir de quarta-feira (20), na rua José Michelotti, 97, Vila Nova Itapevi.
  O espaço, será exclusivo para atendimento de moradores da cidade que apresentem sintomas da doença e irá oferecer 13 leitos para internação dos casos mais graves.

A iniciativa é inédita na região e tem como objetivo evitar que infectados aguardem atendimento nas demais unidades de saúde, correndo o risco de propagar ainda mais o vírus.

O Centro começou a ser adaptado no sábado, 14 de março, e funcionará 24 horas por dia, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para atendimento a sintomáticos do coronavírus.

“Um dos locais com maior probabilidade de contrair o vírus é na unidade de saúde, enquanto o paciente aguarda ser atendido. Diante disso, estamos este centro específico, para dar agilidade ao atendimento, evitar o contato das pessoas infectadas com outras não infectadas e minimizar o avanço da doença no município”, explicou o prefeito Igor Soares.

Outras medidas

A partir da quarta-feira (18) as aulas da rede municipal de ensino estarão suspensas para evitar a proliferação do Coronavírus nas escolas.

Todos os eventos culturais, esportivos e institucionais programados para março estão cancelados deste a sexta-feira, 13, e as aulas oferecidas pelas secretarias de cultura e esportes serão suspensas a partir de quarta-feira.

A Prefeitura também abriu crédito especial de R$ 1 milhão para ser utilizado pela saúde nos primeiros dias de combate ao coronavírus, suspendeu férias e licenças de todos servidores da saúde. Dez médicos estão sendo contratados em regime de urgência e conseguiu com Governo Federal mais cinco que serão encaminhados à cidade nos próximos dias.

Relacionados