Prefeitura assume controle do Hospital de Jandira

Foto-Nilton Ramos
Braz00-7945371

Fonte-Webdiario.

O prefeito de Jandira, Braz Paschoalin (PSDB) anunciou ontem que a prefeitura reassumiu a administração do Hospital Municipal. Segundo ele, a intervenção é necessária devido à baixa qualidade no atendimento à população na unidade, que era administrada, desde a década de 90, por uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Após o anuncio, o prefeito assinou um decreto autorizando a formação de uma Comissão Interventora, que ficará responsável em fazer um estudo e apresentar medidas para melhorar o atendimento no hospital.

Braz explicou que a idéia de retomar o comando da unidade surgiu ainda durante o período de campanha eleitoral, porém admite que antecipou o projeto devido aos resultados de uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, que apontou que o Hospital de Jandira é um dos piores do Estado.

O levantamento foi feito a partir de questionários enviados a usuários e trouxe as maternidades públicas de Itapevi, Carapicuiba, Osasco e Barueri em posição oposta, ficando entre as 50 melhores em São Paulo.

“Hoje não é um dia de festa, mas sim de coragem, pois precisamos enfrentar esta situação dramática por qual o sistema de saúde da nossa cidade está passando. Essa comissão vai levantar medidas para colocar nos eixos a rede pública de saúde”, esclareceu o prefeito.

A Oscip recebia R$ 670 mil por mês para investir no atendimento à saúde mas Braz não responsabiliza a entidade pela queda na qualidade do atendimento e reconhece que o valor não é alto. “Ninguém assume um hospital para fazer um atendimento ruim. Sei da dedicação dos integrantes da Oscip e também sei que o repasse até pode ser insuficiente, mas acredito que o empenho de todos pode fazer com que resultados melhores voltem a surgir nos próximos meses”, disse.

O prefeito frisou ainda que sua medida não tem cunho político “Espero que todos entendam que este decreto tem objetivo administrativo, pois não posso ser cúmplice de uma situação que chegou a seu limite e que não pode continuar”, completou.

Ele também anunciou que pretende reativar a maternidade da cidade, que está fechada desde 2007, durante o mandato do ex-prefeito Paulinho Bururu (PT). Na época a unidade foi lacrada pela Vigilância Sanitária. “Queremos que as mães de Jandira possam ter seus filhos na cidade. Por isso, nossa equipe vai se empenhar e trabalhar para recuperar o tempo perdido”.

Investimentos
Outro anúncio feito por Brás foi o de uma reunião com o secretário do Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para obter novos investimentos para o hospital. “O secretário me garantiu um investimento na parte de equipamentos e, com isso, vamos conseguir dar o primeiro passo para um atendimento justo à população”, finalizou.

Relacionados