Prefeito Igor Soares inicia obras do segundo piscinão de Itapevi, agora no Parque Suburbano

As empresas do Consócio Barueri-Mirim iniciaram nesta semana as obras de construção do reservatório (piscinão) do Parque Suburbano, que tem como objetivo receber as águas do córrego Paim na região e diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro da cidade. O piscinão está localizado entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira.

“No córrego Paim ocorrem frequentes inundações em decorrência da insuficiência de escoarmos as águas das chuvas da ponte existente entre a Avenida Rubens Caramez e a Rua Lázaro Toledo de Queiroz, que são importantes vias arteriais da cidade que ligam do Centro à zona Sul com o município de Cotia e a Rodovia Raposo Tavares (SP-270)”, explica o secretário de Planejamento de Itapevi, Marcos Toledo, pasta responsável por acompanhar as obras do consórcio.

O prefeito Igor Soares reforça que esta é mais uma ação de combate às enchentes em Itapevi. “Iniciamos trabalho constante de limpeza de córregos, rios e bueiros logo quando assumimos a Prefeitura. Além disso, iniciamos o Piscinão no Vitápolis, que está quase concluído, e agora começamos as obras do Piscinão no Suburbano. Queremos com estas e outras ações diminuir ao máximo a incidência das enchentes na cidade”.

A área do novo piscinão será de 16.500 m², capacidade para receber 79.663 m³, ou seja, 79.633.000 litros, terá custo de R$ 1.385.410,61, com previsão de conclusão total em meados de setembro deste ano.

As obras do piscinão são realizadas pelo Consórcio Barueri-Mirim, que é composto pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda. Ele atua em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC). O valor total das obras é de aproximadamente R$ 112 milhões, e inclui também a construção do Piscinão do Vitápolis.

Piscinão do Vitápolis está quase concluído

O equipamento está localizado na divisa dos bairros Jardim Vitápolis e Cidade Saúde e está com 91,02% das obras executadas. O piscinão, que receberá águas do rio Barueri-Mirim, ajudará a diminuir as enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi.

As obras do piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro do ano passado, com previsão de término até setembro de 2018. O equipamento, que terá três metros de profundidade, é paralelo ao rio e irá captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. O equipamento terá capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.

Relacionados