Prefeito de Ibiúna sofre parada cardiorrespiratória

Foto-Divulgaçãocoronelgnd-7280771

O prefeito de Ibiúna (SP), Darcy Pereira Leite, de 54 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória na manhã desta quarta-feira, em seu gabinete. Coronel Darcy, como é conhecido, foi reanimado e levado ao Hospital Municipal da cidade, localizada a 71 km de São Paulo. Ele já recobrou a consciência e foi transferido a um hospital da capital paulista.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, ele se sentiu mal enquanto atendia a uma funcionária pública. Um médico, que aguardava para ser atendido pelo prefeito, prestou os primeiros socorros, aplicando-lhe massagem cardíaca. Em seguida, uma equipe do serviço de resgate da Guarda Municipal, os Anjos da Guarda, assumiu o atendimento.

Seguindo recomendação dos médicos, Coronel Darcy foi transferido para o Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo, onde passará por uma bateria de exames.
Darcy Pereira Leite é coronel reformado da Aeronáutica. Este é primeiro mandato dele à frente da prefeitura de Ibiúna.

O quadro clínico do Prefeito continua grave, e seu vice toma posse.

O quadro clínico do coronel Darcy Pereira Leite (PSB), continua grave, conforme informações da assessoria de imprensa da Prefeitura. No dia (22) pela manhã tomou posse o vice-prefeito Coiti Muramatsu (PV), em sessão extraordinária realizada às 9h na Câmara Municipal.

Segundo o decreto legislativo, Coiti estará à frente da Prefeitura durante 90 dias, prazo que pode ser prorrogado enquanto perdurar a licença médica do titular. “Minha vontade não era de estar aqui no lugar do Cel. Darcy, mas as circunstâncias me fizeram tomar esta atitude. Agora, vou dar continuidade no trabalho que o prefeito estava efetuando e conto com apoio da população para nos ajudar nessa batalha”, discursou Muramatsu.

Alguns vereadores usaram a tribuna, prestando solidariedade ao Cel. Darcy e afirmando estar ao lado da administração em tudo o que for para a melhoria do município. “Eu reafirmo, junto com minha bancada, apoio a esta administração”, comentou Pedro Luís Ferreira. “Agora é o momento de todos nós unirmos forças, inclusive da população, para o bem de Ibiúna”, endossou Jamil Marcicano.

Funcionários, familiares e população estão realizando, diariamente às 12h, uma espécie de círculo de oração em prol da saúde do prefeito. Independente da religião que cada um segue, todos se reúnem neste horário para orar pelo prefeito. “O prefeito Darcy é uma pessoa muito querida por todos nós”, declarou uma funcionária.

Darcy Pereira Leite permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a quarta-feira (20). De acordo com as informações divulgadas pelo Hospital Israelita Albert Einstein, o prefeito foi vítima de uma parada cardíaca com comprometimento acentuado da oxigenação cerebral, acarretando um quadro de coma. Os exames realizados foram compatíveis com um infarto do miocárdio que, provavelmente, foi a causa da parada cardíaca.

O paciente continua recebendo cuidados neurológicos para proteção cerebral, e circulatória para a manutenção da pressão arterial, além de continuar com suporte ventilatório e uma série de medicamentos.

Relacionados