Prefeita Anabel Sabatine, reassume cargo e ganha flores

Anabel21A prefeita de Jandira, Anabel Sabatine (PSDB), retomou suas atividades na tarde desta quinta-feira (15). Ela foi afastada do cargo por 90 dias após decisão da Câmara Municipal, na terça-feira (13).

Nesta quarta-feira (14), o presidente da Câmara, o vereador Wesley Teixeira (PSB), assumiu o cargo de prefeito interinamente. Wesley Teixeira irá recorrer do mandado que garante a volta de Anabel ao cargo.

O mandado de segurança foi concedido nesta manhã pelo juiz Bruno Cortina Campopiano, da 1ª Vara Distrital de Jandira. A medida tem caráter liminar, ou seja, está sujeita à mudança, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo.

Fotos- Nilton Ramos

Anabel22

Anabel recebeu flores ao chegar à Prefeitura de Jandira. Tão logo ficaram sabendo da decisão judicial, correligionários de Anabel começaram a organizar a sua volta. Ela foi recebida com fogos de artifício e por uma fanfarra. Funcionários da Prefeitura também festejaram o retorno dela.

Ao reassumir o cargo, ela leu um salmo bíblico e disse que a justiça foi feita. “Não tenho mágoa ou rancor”, disse. Anabel afirmou ainda que pretende ser candidata em 2012.

Ao chegar à Prefeitura, ela afirmou: “Quem matou o Braz, não me queria aqui”. Quanto às denúncias, ela não quis entrar em detalhes. Segundo ela, sua assessoria jurídica poderá responder em seu nome. “Elas são infundadas e frutos de um plano sórdido feito por pessoas que não aceitam quem pensa primeiro nos interesses da cidade”, declarou. Anabel declarou que não houve desvio de verbas.

A prefeita afirmou ainda que suspeitas de que ela tivesse algum envolvimento com a morte de Braz Paschoalin já “caíram no ridículo”. “Tenho certeza de que o Braz não faria nada contra mim e eu não faria nada contra ele”, afirmou. Segundo ela, eles tinham uma maneira de administrar diferente.”Mas a minha relação interpessoal com ele era muito boa”, disse.

O afastamento de Anabel foi decidido por conta da suspeita de uso de R$ 3,2 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para pagar salários dos funcionários públicos. Wesley encontrou o gabinete da prefeita trancado na quarta-feira. Ele chamou um chaveiro para entrar na sala junto com seus aliados.


Wesley6

Wesley se disse tranquilo com a volta de Anabel ao Executivo de Jandira. “Tem que acatar. Tem que ficar tranqüilo neste momento. Vamos entrar com um recurso. A situação dela é complicadíssima. O desespero foi tão grande que ela foi atrás dessa liminar”, afirmou o presidente da Câmara. Durante as 24 horas que ficou no poder, Teixeira exonerou titulares de cinco secretarias –  Assuntos Jurídicos, Administração, Comunicação, Finanças e Jurídico. “Não exonerei mais porque não tive tempo”, afirmou.

Crime

No começo de agosto, a Justiça determinou que a Polícia Civil instaurasse um novo inquérito para apurar a eventual participação de Anabel no homicídio do prefeito Braz Paschoalin. “Eu tenho uma certeza absoluta na minha vida: por mim, o Braz estaria aqui”, disse ela, na ocasião.

O desembargador Amado de Faria determinou a instauração do um novo inquérito a pedido da Procuradoria-Geral de Justiça. O Ministério Público disse que, após a análise de elementos colhidos na investigação que deu origem ao processo criminal contra várias pessoas pela morte de Paschoalin, já em andamento, a Câmara Especializada de Crimes de Prefeitos, da Procuradoria-Geral de Justiça, requisitou a investigação também da prefeita.

Novas denúncias

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal de Jandira recebeu novas denúncias contra Anabel. Os vereadores vão agora apurar um possível esquema de desvio de verbas da Secretaria dos Esportes. Segundo documentos, só neste ano a Prefeitura contratou árbitros para 1.417 jogos na cidade, quase quatro partidas por dia. E pagou R$ 264 mil para a empresa que cede os árbitros. Procurada, a assessoria da prefeita disse desconhecer as acusações.

Relacionados