Para combater desemprego, Igor lança programa Novo Emprego em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi lançou, na manhã desta quarta-feira (21), o Programa Municipal Emergencial de Auxílio-Desemprego, o Novo Emprego. O objetivo do projeto é diminuir os impactos do desemprego na cidade, por meio da concessão de bolsas a trabalhadores selecionados para atuarem no setor público.

O evento aconteceu na sede da administração municipal, onde foram assinados os termos de adesão de 95 moradores. Em janeiro, mais 50 profissionais serão chamados.

“Estamos dando aos trabalhadores a chance de serem reinseridos no mercado de trabalho. O processo contrata, de fato, quem precisa de renda e de oportunidade sem nenhuma intervenção política”, disse o prefeito Igor Soares. “Com a bolsa, proporcionaremos também qualificação a quem precisa para competir em áreas acirradas, num momento delicado que o país atravessa”, afirmou.

Um dos trabalhadores a assinar o termo de adesão ao programa foi Max de Santana, 49, morador do Jardim Briquet, que estava desempregado há dois anos. “Sou paisagista e tenho dificuldades para entrar em uma empresa. Quando soube da oportunidade fiquei feliz demais e agora posso ajudar melhor minha família”, disse.

Outra trabalhadora a assinar o documento foi Gisélia Nogueira Silva, 40, ajudante geral e moradora do Jardim Paulista. “São seis anos sem uma oportunidade fixa e agora posso voltar a sonhar com um trabalho melhor e ter mais condições para pagar contas e outros compromissos”, afirmou.

Sobre a iniciativa

O Novo Emprego tem por finalidade a assistência social e econômica, bem como a primeira inserção ou a recolocação do mercado de trabalho, por meio do exercício de atividades profissionais básicas dentro da administração pública. A iniciativa tem ainda como objetivo proporcionar a qualificação profissional e de renda a até 430 trabalhadores integrantes da população desempregada residentes na cidade de Itapevi.

O participante do programa tem direito aos seguintes benefícios: 1) recebimento de bolsa auxílio-desemprego; 2) recebimento mensal de auxílio-transporte; 3) recebimento mensal de auxílio-alimentação; e 4) seguro de acidente pessoal e participação em palestras, cursos de qualificação profissional e/ou alfabetização definidos pela Prefeitura. 

Com isso, a inscrição para o programa passou a ser realizada por processo seletivo, divulgado em Diário Oficial, e junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Avenida Presidente Vargas, 376 – Vila Nova Itapevi). A seleção aconteceu entre os dias 8 e 11 de outubro deste ano. Para obter mais informações sobre os futuros processos seletivos, o telefone para contato é 4143-8888 e o e-mail [email protected].

Jornada de Trabalho

A jornada diária de atividades será de oito horas, sempre com intervalo de 1h para descanso e refeição, cinco dias por semana, podendo ser realizada no período noturno.

O bolsista, ao longo da sua jornada de atividade, e conforme dias e horas pré-estabelecidos pela Prefeitura, deverá participar de cursos de qualificação profissional ou de alfabetização, ou ainda em palestras.

A participação do bolsista no Programa “Novo Emprego” terá prazo de duração de 12 meses, podendo ser renovado por igual período.

Vagas oferecidas

As atividades para o  “Novo Emprego” atendem às seguintes atividades: limpeza, pintura, varrição, coleta de lixo, portaria, copa e cozinha, capinagem, jardinagem, manutenção em geral, eletricista, encanador, operador de máquinas, motorista, atendimento e auxílio nas práticas desportivas e culturais, ascensorista, bem como o exercício de atividades administrativas básicas (atendimento telefônico, atendimento de pessoas e triagem, arquivo e organização de documentos, elaboração de simples relatórios sobre o assunto e o andamento de procedimentos, auxiliar de escritório, envio e recebimento de documentos em geral e outras atividades administrativas básicas que não envolvam funções de gerência, chefia ou direção).

Relacionados