Palestra marca comemoração ao Mês da Enfermagem em Itapevi

Em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, a Prefeitura de Itapevi realizou uma série de atividades destinada aos profissionais da cidade, na tarde de quarta-feira (21). O evento, realizado no auditório da Câmara Municipal, foi acompanhado por dezenas de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que atuam nas unidades públicas e particulares de saúde do município.

Entre as ações destinadas aos profissionais, destaque para a palestra ministrada pelo secretário do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP), Donato Medeiros, sobre ‘A Consciência da Enfermagem no Cuidar’. Segundo o palestrante, 80% dos profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) são da área da enfermagem.

“Somente em São Paulo, são 450 mil profissionais atuantes e, em Itapevi, são 600 enfermeiros, técnicos e auxiliares em atividade. De cada 100 procedimentos realizados, 70 são feitos por profissionais da enfermagem. Sem eles, não há sucesso no andamento do SUS em nosso país”, destacou Medeiros.

Exposições, vacinação contra Influenza e coffee-break também marcaram a atividade, que foi prestigiada pela secretária da Saúde, Laila Chaluppe, pelo presidente da Câmara, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), pelos vereadores Alexandre Rodrigues e Antonio Carlos de Paulo (Toni da Gente) e pelo prefeito Jaci Tadeu, que falou a respeito dos investimentos voltados à classe da enfermagem.

“Os profissionais de saúde de Itapevi realizam, em média, 160 mil procedimentos por mês nas unidades, a maior parte deles é feita pelos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, que são muito bem avaliados pelos moradores. Tamanha relevância não foi deixada de lado nas discussões do Plano de Carreira, quando garantimos a valorização dessa classe de profissionais”, comentou o prefeito.

Jaci Tadeu também destacou os próximos passos da administração municipal no gerenciamento da saúde pública em Itapevi. “Temos projetos para construção dos novos prédios das UBS’s Jardim da Rainha e de Amador Bueno, além da instalação das sedes definitivas das USF’s do Jardim Briquet e da Chácara Santa Cecília. Também está em fase avançada a construção da UPA 24 horas, na Vila Santa Rita, que vai ampliar a capacidade de atendimento de emergência em Itapevi”, ressaltou Jaci.

Relacionados