“O grande problema, hoje, é que a saúde está toda fragmentada, dividida”, diz médico do Águia da PM que esteve em Itapevi

No sábado (16), aconteceu o III Fórum PTN Itapevi, organizado pelo partido, atualmente presidido pelo pré-candidato a prefeito Igor Soares.  O evento encerrou o ciclo de palestras realizado neste mês com o objetivo de discutir com especialistas e comunidade assuntos de interesse da população.

Na última edição, o tema discutido foi “saúde” e teve como palestrante o médico Antônio Onimaru, formado em Medicina pela Faculdade Estadual de Marília, em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas e integrante da equipe de resgate do Águia da Polícia Militar.

Segundo Onimaru, a realização do Fórum demonstra a preocupação dos seus organizadores com a cidade. “Esse evento é muito importante porque a participação da população é fundamental para a realização de um trabalho coerente, com foco na solução dos problemas”, disse.

O médico alertou para um erro comum cometido por muitos administradores públicos. “Hoje, só se fala em pronto-socorro, atendimento de emergência. Infelizmente, as administrações públicas se esquecem da saúde primária, que deve fazer parte de uma rede que englobe todas as esferas. A saúde tem que estar onde o povo está, junto à comunidade”, destacou. Ainda segundo ele, a rede se forma através das unidades básicas da saúde, dos programas de saúde da família, dos agentes comunitários. Todos devem estar ligados, conectados. “O grande problema, hoje, é que a saúde está toda fragmentada, dividida. Toda a rede deve estar se comunicando. Isso possibilita a tomada de decisões assertivas, gera sinergia e unifica os dados”, explicou.

Atento a estas considerações, Igor Soares confirmou que as observações feitas pelo palestrante e moradores presentes serão utilizadas na formatação do primeiro Plano de Governo Participativo da história de Itapevi. “A saúde é nosso principal desafio. Nosso povo precisa de ações efetivas para que seus problemas sejam resolvidos de forma rápida e eficaz. Os médicos e funcionários precisam ser valorizados e respeitados. Os profissionais precisam ter condições adequadas de trabalho. Precisamos priorizar um atendimento digno e adequado para cada cidadão da nossa cidade”, disse o presidente municipal do PTN.

Discussões priorizaram três temas

O Fórum PTN Itapevi realizou, neste mês, três eventos para discutir Educação, Segurança e Saúde. Cada tema contou com a presença de moradores e pelo menos um especialista na área, que apresentou à comunidade ações efetivas e soluções práticas para serem implantadas no Plano de Governo Participativo do partido.

 

Relacionados