Novo sistema eletrônico de saúde ampliará atendimento em Itapevi

A Prefeitura está implantando nas unidades de saúde do município um novo sistema de informações, que deverá facilitar e dinamizar o atendimento aos moradores de Itapevi. A iniciativa visa diminuir o tempo de espera dos pacientes na marcação de consultas e exames médicos nos postos de saúde espalhados pela cidade.

Dados apresentados em audiência pública apontam que, no primeiro quadrimestre do ano, as unidades de saúde realizam em média 270 mil procedimentos por mês – incluindo consultas, coletas de exames, pequenas cirurgias, transportes de pacientes, entre outros. Com a medida, os números deverão ser ampliados e os serviços serão realizados com ainda mais qualidade.

“A partir do novo sistema, os gestores das unidades de saúde terão maior controle sobre os serviços realizados na rede. Isso porque os postos estarão interligados de forma eletrônica, sendo possível identificar data, horário e local do atendimento ao munícipe”, comentou a secretária da Saúde, dra. Maria Dalva Amim dos Santos.

Outro benefício advindo da atualização do sistema é o maior controle da distribuição de medicamentos entre os moradores. A entrega dos produtos também será informatizada, evitando que o paciente retire mais remédios do que realmente necessita, a partir do receituário emitido pelo médico da rede.

Segundo a Secretaria da Saúde, das 24 unidades existentes em Itapevi, cerca de 90% já contam com o novo sistema. Os prédios ainda não interligados estão em fase de substituição dos atuais programas e devem estar em pleno funcionamento até o final do ano.

Também com o propósito de oferecer serviços mais ágeis ao cidadão, a Prefeitura está implantando um novo cartão de atendimento em saúde. O documento será emitido para cada residente na cidade que estiver cadastrado no sistema municipal de saúde. Os cartões deverão começar a ser entregues ainda neste semestre, conforme organização da Secretaria da Saúde.

Mais investimentos

A Prefeitura segue investindo em saúde acima do mínimo exigido por lei (15% da arrecadação). Nos primeiros meses do ano, a administração municipal aplicou cerca de 28% dos tributos em ações voltadas à melhoria da saúde em Itapevi.

“O objetivo final é reduzir as filas de espera nas unidades, que é uma das metas da atual administração. Com esse mesmo objetivo, temos investido na reforma e adequação dos prédios públicos e na construção de novas unidades para a saúde”, comentou o prefeito Jaci Tadeu.

Entre 2013 e 2015, a Prefeitura entregou o novo prédio da USF Alto da Colina, reformou a UBS Jardim Santa Rita e construiu a USF Jardim São Carlos. Além disso, foram implantados os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) destinados ao atendimento especial a crianças e usuários de álcool e drogas.

Estão em construção quatro novas edificações para a Saúde de Itapevi. Em pleno andamento estão as obras das unidades de saúde do Jardim Rosemary e da Vila Santa Rita e o Centro de Referência da Mulher. Em finalização, a UPA 24 Horas, que vai estender o atendimento emergencial na região de Amador Bueno, é o maior investimento da Prefeitura no setor. 

Relacionados