Nova passarela da Estação de Trem de Itapevi atinge 65% da execução da obra

As obras da nova passarela da estação Itapevi atingiram 65% da execução, como aponta o levantamento realizado, nesta segunda-feira (22), pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos. Os trabalhos devem ser concluídos nos próximos meses.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura recebeu as peças das escadas rolantes do acesso que ligará a Praça Carlos de Castro, no Centro, à estação de trem de Itapevi da CPTM. Assim que terminar a montagem da estrutura metálica, os equipamentos serão instalados.

A Prefeitura informa que foram executados 90% dos serviços de fundações, sendo os 10% faltantes correspondem aos trabalhos que serão realizados dentro da estação da CPTM.

“A nova passarela permitirá que todos tenham mais dignidade, conforto e segurança ao embarcar na estação. Assim que concluirmos as obras, iremos retirar o semáforo e a faixa de pedestre na Avenida Feres Nacif Chaluppe, garantindo fluidez ao trânsito local”, declarou o prefeito Igor Soares (Podemos).

Sobre a construção

As melhorias englobam construção de escada fixa e rolante, além de elevador para pessoas com deficiência. A obra começou no dia 20 de julho de 2020. Essa é uma grande conquista para quem utiliza o serviço a partir do Centro da cidade.

Em janeiro de 2020, as obras de sondagem do terreno e projeto executivo foram iniciadas. A Prefeitura é a responsável pela obra que conta com aprovação do setor de engenharia da CPTM.

Antiga passarela foi demolida

Em 2017, a Prefeitura demoliu a antiga passarela da CPTM localizada sobre a Avenida Feres Nacif Chaluppe. A intervenção removeu 500 toneladas de entulho do equipamento e das escadas de acesso à praça Carlos de Castro e face norte, que também servia de entrada para a estação Itapevi.

A partir daí, a região ganhou benfeitorias com a revitalização da Praça Carlos de Castro, novo calçamento de vias e moderno abrigo de ponto de táxi, além da reforma da região da rotatória da Cohab. 

Relacionados