Nova Operação Lei Seca é Realizada em Itapevi

_Operao_Lei_SecaAções têm como objetivo evitar ocorrências e garantir a tranquilidade da população

Mais uma mega-operação para fiscalizar bares, lanchonetes e outros estabelecimentos foi realizada em Itapevi no último final de semana.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, a ação, promovida na sexta-feira (26) e sábado (27) pela Prefeitura em conjunto com as Polícias Civil e Militar, teve como objetivo fazer cumprir a Lei 1.530, que dispõe sobre o horário de funcionamento de bares e estabelecimentos similares em Itapevi, e, assim, garantir a tranquilidade da população.

Também participaram dos dois dias de operação agentes da Guarda Municipal, dos departamentos de Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Demutran, do Conselho Tutelar e da Secretaria de Negócios Internos e Jurídicos. Balanço oficial apresentado pela Secretaria Municipal de Segurança nessa segunda-feira (01) dá conta de que, ao todo, 605 pessoas foram averiguadas e quatro estabelecimentos, interditados pela Vigilância Sanitária. Em um deles, inclusive, os agentes encontraram 82 cápsulas de cocaína, escondidas no banheiro. Máquinas caça-níquel, uma moto sem documentação e um automóvel com placa do Rio de Janeiro em situação irregular também foram apreendidos.

De acordo com o secretário de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo, as operações, em ambos os dias, tiveram início às 23h e foram bem sucedidas graças ao empenho de todos os departamentos envolvidos. “Essas operações vêm trazendo mais tranquilidade e sossego para as pessoas que buscam o descanso em suas residências, sem ser incomodadas com o som alto, oriundo de bares e lanchonetes existentes nas proximidades”, avalia Maruxo.

A lei determina o fechamento de bares entre às 23h e às 06h e proíbe o consumo de bebida alcoólica em quantidade superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro por condutores de veículos.

A Guarda Municipal de Itapevi recebe, em média, 10 chamadas sobre o descumprimento da Lei por noite nos finais de semana. Todas as ligações são registradas e encaminhadas à Secretaria de Receita que, por meio do departamento de Fiscalização de Posturas, realiza a vistoria nos locais indicados.

Um estudo sobre os resultados da Lei Seca na Região Metropolitana de São Paulo, realizado pelo professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), João Manuel Mello, revelou que centenas de vidas já foram poupadas graças à adoção da Lei por cidades da região.

 

Confira o resultado das operações realizadas nessa sexta e sábado em Itapevi:

 

Estabelecimentos averiguados

10

Pessoas averiguadas

605

Autuações de Trânsito

33

Autuações – Fiscalização de Posturas

12

Autuações – Vigilância Sanitária

05

Veículos apreendidos

02

Máquinas Caça-níquel apreendidas

02

Entorpecentes apreendidos

93 cápsulas de cocaína

 

Relacionados