Multidão celebra aniversário de 59 anos de Itapevi

Neste fim de semana, diversas atrações levaram uma multidão às ruas para comemorar o aniversário 59 anos de Itapevi.  No sábado (17), as atividades começaram com mais uma edição da Marcha para Jesus. A concentração do público aconteceu no Ginásio de Esportes.

De lá, o grupo percorreu as principais avenidas do Centro até o Estádio Municipal André Nunes, onde se apresentou uma série de atrações musicais gratuitas, incluindo cantores e bandas locais, além do DJ MP7, Marcelo Aguiar, Felipe Lancaster e encerramento da cantora gospel Fernanda Brum.

“É um evento mágico para orarmos na presença do Senhor. Alcançamos o coração de cada pessoa nessa Marcha com a alegria e o amor que a gente prega todos os dias em nossas vidas”, disse Simone Rocha, 29, supervisora e moradora do Jardim Rosemary e que acompanhou a marcha do início ao fim. 

“Queremos, com a realização shows e eventos culturais promovidos na cidade, resgatar o orgulho do itapeviense em morar em nossa cidade e ver que estamos avançando e progredindo em todos os setores”, disse o prefeito Igor Soares. “Continuaremos investindo forte e trabalhando sério para entregar obras e desenvolver programas e projetos que sejam do anseio da população e atendam as necessidades do nosso povo”, destacou.

A Marcha para Jesus 2018 e o shows foram organizados pelo Conselho de Pastores de Itapevi, com o apoio da Prefeitura. 

Domingo

Já no domingo (18), aniversário da cidade, a cidade celebrou com a realização da Missa de Ação de Graças com a participação de todas as paróquias do município. O evento também aconteceu no Estádio Municipal, e reuniu uma multidão de fiéis. A missa foi celebrada pelo bispo emérito da Diocese de Osasco, Dom Ercílio Turco. “Itapevi é uma cidade muito próspera e de gente acolhedora. Que continue em seu desenvolvimento com as bençãos e poderes de Deus”, disse.

Após a missa, os fiéis formaram uma fila no próprio Estádio para degustar o bolo de aniversário da cidade. Com 59 metros de comprimento, ele foi confeccionado ainda durante a madrugada de sábado (17) para o domingo (18) por voluntários e pela equipe do Acolher Fundo Social de Solidariedade de Itapevi em parceria com a Padaria Mulatinha.

Seguindo a tradição, o público cantou os parabéns e o bolo foi cortado e distribuído à população. O público adorou o bolo feito com massa de pão de ló, recheio de doce de leite e cobertura de chantilly com coco. “É comer aqui e levar pra família toda”, divertiu-se Micheli Firmiano, 30, enquanto se lambuzava com um pedaço da guloseima em meio à fila.

No mesmo dia, as ruas da cidade receberam a 10ª edição da Cavalgada da Emancipação, protagonizada por romeiros de toda a Região Oeste, com saída do Clube de Campo, no Jardim Nova Itapevi, e chegada à região do bairro Quatro Encruzilhadas.

Escola de Tempo Integral

À tarde, a Câmara dos Vereadores realizou uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 59 anos da cidade. No local também foi anunciada oficialmente a construção da primeira Escola de Tempo Integral da história de Itapevi, que será instalada no local do antigo Cemip, no Parque Suburbano. 

Será uma unidade modelo, com mais de 6 mil metros quadrados de área construída para cerca de 1 mil estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano, que entrarão às 7h da manhã e ficarão até o final da tarde estudando.  A administração irá investir R$ 13.663.314,78 na construção da unidade – a obra deve ser entregue em fevereiro de 2019.

A unidade terá ainda 25 salas de aula, espaço para exame médico, quadra poliesportiva, piscina, laboratório, sala de dança, sala de arte, auditório, sala de informática, almoxarifado, secretarias, sala de professores, sala de coordenação, sala de materiais pedagógicos, cozinha, despensa, refeitório e triagem.

A nova escola irá oferecer cinco refeições diárias para todos os alunos, além de atividades esportivas, culturais e até aula de natação. Em abril, a Prefeitura deverá iniciar a construção da segunda Escola em Tempo Integral no Jardim Santa Rita.

A solenidade foi marcada pela entrega de um busto ao único emancipador ainda vivo em Itapevi, Raul Leonardo, confecionado pelo artista plástico e professor da Escola de Artes de Itapevi, Cláudio Monteiro Martins, e pela entrega do livro “Pensando Itapevi no século XXI”, ao prefeito e autoridades públicas. O material foi entregue pelo diretor da escola do Parlamento de Itapevi, Roberto Lamari.

O evento contou ainda com a presença de vereadores itapevienses, deputados estaduais e federais e o senador da República pelo Paraná, Álvaro Dias (Podemos).

Cultura e Espetáculos

Para os amantes da música erudita, da dança e teatro, a noite de domingo (18) foi perfeita. As comemorações tiveram ainda apresentação da Banda da GCM de Itapevi, das Escolas Livres de Teatro e de Dança, da Banda Sinfônica Jovem e da Banda Sinfônica (Júnior e Sênior) de Itapevi.

O encerramento ficou por conta do maestro João Carlos Martins, referência na música clássica brasileira e mundial, regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP. O evento teve distribuição de equipamento de audiodescrição para que deficientes auditivos pudessem acompanhar o espetáculo e também a presença de uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.

Durante o show, o maestro João Carlos Martins disse que, em breve, Itapevi estará incluída no projeto Orquestrando São Paulo – SESI, que tem como objetivo levar a música erudita às comunidades mais afastadas dos grandes polos urbanos. “Itapevi é uma cidade de superação e conquistas, assim como é a minha vida. Eu me identifico com essa cidade linda e batalhadora”,  disse.

A programação se encerrou com uma queima de fogos de aproximadamente 10 minutos no Estádio, iluminando o céu de Itapevi e encantando a multidão. 

Shows sem custo para a Prefeitura

Os cachês dos artistas Luan Santana, que se apresentou no dia 4 de fevereiro, e Fernanda Brum foram pagos pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN).

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura abriu um chamamento público (016/2017) com o objetivo de fazer com que a iniciativa privada pagasse os artistas e, em contrapartida, a possibilidade de explorar a praça de alimentação montada para as apresentações.

O chamamento foi vencido pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN), que apresentou a melhor proposta. Já a apresentação da Orquestra Bachiana foi custeada pelo Sistema SESI.

Corrida de Rua

Durante as comemorações, Itapevi receberá ainda a 2ª Corrida Oficial de Rua de Itapevi, com disputa nas categorias masculino, feminino, infantil e paradesportiva – esta última, inédita na região. As provas acontecem no dia 25 de fevereiro, um domingo, a partir das 8h. Ao todo, as premiações somarão R$ 18.500,00.

Entregas e inaugurações

A programação do aniversário da cidade vai muito além das atrações artísticas, culturais e religiosas. A segurança também será beneficiada, com novos veículos para a GCM (Guarda Civil Municipal) e o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), além de armamentos, coletes e fardamentos novos. Os novos materiais devem ser entregues no dia 24 de fevereiro, no Estádio Municipal.

Para garantir o atendimento mais ágil em ações emergenciais, a Defesa Civil já recebeu no início deste mês novos veículos, uniformes e equipamentos.

O prefeito Igor Soares também fará a entrega de uma nova frota de ambulâncias para Itapevi, com a primeira unidade de UTI Móvel da história da cidade. O município também ganhará vans que serão utilizadas para o transporte de pacientes. As entregas estão previstas para acontecer no dia 3 de março, na Praça 18 de Fevereiro.

A educação será a mais beneficiada. Além do início das obras da primeira Escola de Tempo Integral de Itapevi, haverá entrega de materiais escolares, uniformes e ampliação do Sistema SESI de Ensino. Neste sábado (17), a Prefeitura lançou o Transporte Escolar Gratuito (TEG), que disponibilizará 43 veículos para crianças que estudam na rede municipal de ensino.

Relacionados