Itapevi, Vargem Grande Paulista e Cajamar lideram ranking de letalidade por Covid-19 na região

As três cidades apresentam maior risco de morte pela doença Itapevi é uma das cidades da região com mais alto índice de letalidade por Covid-19

De acordo com mapa da letalidade da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo com dados da Fundação Seade – Sistema Estadual de Análise de Dados, as cidades de Vargem Grande Paulista, Itapevi e Cajamar lideram o ranking da região nos índices de letalidade da doença.

Os dados divulgados, atualizados até às 15h horas de segunda-feira (27) indicam o risco de morte por coronavírus nas cidades, que são as responsáveis pelas medidas de prevenção e tratamento da doença dos cidadãos.

Itapevi é uma das cidades da região que apresenta o maior percentual de letalidade, 15,9%. Isso significa que o indivíduo que for contaminado na cidade terá cerca de 16% de chance de vir a falecer. Itapevi só perde na região para Vargem Grande Paulista, com 27,3%, no entanto, a cidade não conta com nenhum leito de UTI, ou seja, todos os casos que exigem internação são encaminhados para Cotia.  Já Itapevi conta com 9 leitos de UTI em hospital particular, sendo que 4 estão ocupados. O Hospital Geral de Itapevi, que é estadual, tem apenas 10 leitos de UTI e segundo o prefeito Igor Sorares, já atingiu 100% de ocupação. Segundo a prefeitura, há 62 leitos abertos exclusivamente para sintomáticos. A Prefeitura já cobrou do Estado repasse de recursos ou abertura de leitos no município. Cajamar, em seu Centro de Controle ao Coronavírus, também conta com 10 leitos de UTI e outros 22 leitos de retaguarda.

Por outro lado, as vizinhas Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba apresentam os menores índices de letalidade da região, 0 e 3,1% respectivamente.

Veja abaixo o índice de letalidade da Covid-19 em todas as cidades da região:

São Paulo: 8,4%

Osasco: 10,4%

Barueri: 5,3%

Carapicuíba: 5,3%

Cotia: 8,4%

Vargem Grande Paulista: 27,3%

Itapevi: 15,9%

Cajamar: 14,3%

Jandira: 8,1%

Santana de Parnaíba: 3,1%

Pirapora: 0%

Relacionados