Itapevi terá seis novas creches municipais até o final deste ano

novas_crechesA cidade de Itapevi vem passando por um constante processo de crescimento.

O município já alcançou o status de terceiro maior comércio da região e está recebendo e instalando cada vez mais empresas em seu pólo industrial. Também já possui o terceiro orçamento de toda a região oeste, atrás apenas de gigantes como Osasco e Barueri. Com tudo isso, muitas mulheres estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho e necessitando deixar seus filhos em um ambiente seguro e educativo.

Visando atender a esta demanda crescente, a Prefeitura de Itapevi está ampliando o serviço de creches, como pode ser visto na criação da creche noturna – que é destaque nacional – e da inauguração da creche do Jardim Alabama. Atualmente, o poder público está construindo seis novas creches municipais, que deverão garantir um acréscimo de 820 vagas na rede municipal de educação, voltadas às crianças entre seis meses e três anos. A estimativa da Prefeitura é que todas as unidades sejam entregues até o final deste ano.

“Trata-se do maior investimento já feito em educação básica em nossa cidade, em ações que – aliadas a outras medidas já tomadas pela nossa administração – vão garantir o completo atendimento da demanda por vagas em creches em Itapevi. Com isso, estaremos cumprindo um compromisso assumido junto à população – de universalizar a educação pública com qualidade”, ressaltou o prefeito Jaci Tadeu.

A implantação das novas creches no município se deu por um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal. As novas instalações estão sendo construídas em diversas regiões da cidade, onde há maior demanda. No Parque Suburbano, por exemplo, as ações já estão em fase de finalização. A unidade, localizada na rua Chuí, deverá atender a 120 crianças, e de acordo com a Secretaria de Planejamento, deverá ser entregue até outubro.

Além dessa, a Prefeitura segue com obras nos bairros Jardim Santa Rita, Cohab, Parque Wey (com duas unidades) e Vila da Paz. A exemplo da escola do Parque Suburbano, as creches atenderão 120 crianças cada uma. A exceção fica por conta da creche implantada na rua Samantha, no Parque Wey, que terá estrutura para atender 220 crianças e representa a maior unidade dentro do projeto.

Todas as creches seguem o mesmo padrão de construção adotado na recém-inaugurada creche do Jardim Alabama, entregue pelo prefeito Jaci Tadeu. As unidades escolares possuem, em suas dependências, quatro salas (três para berçário e uma para pré-escola), sala multiuso e informática, lactário e sanitários, além de ampla área administrativa e um playground para prática de atividades lúdicas para as crianças.


Mais vagas

Vale lembrar que, somente no início deste ano, a Prefeitura abriu um total de 689 vagas em creches, em 13 unidades escolares da rede municipal, espalhadas em diversos bairros. De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, estudos técnicos foram realizados a fim de garantir a eficácia do atendimento, e ainda disponibilizar um ambiente de qualidade às crianças, à comunidade e aos profissionais de ensino.

Além disso, a Prefeitura implantou o revolucionário serviço da creche noturna, em cinco unidades escolares de Itapevi. A ação, pioneira no país, está garantindo o atendimento a mais de cem crianças de seis meses a três anos e vem atraindo a atenção de outros gestores, interessados em instalar o projeto em suas cidades.

“Os investimentos da nossa gestão são feitos sob a estimativa de atingirem, até janeiro de 2014, cerca de 2 mil crianças do município. Também fazem parte das nossa metas aumentar o quadro de funcionários das unidades escolares, fazendo com que a cidade continue em franco crescimento na qualidade do ensino oferecido”, finalizou Jaci Tadeu.

 

Relacionados