Itapevi realiza 10 mil castrações de cães e gatos

Castramóvel iniciou o atendimento em fevereiro de 2020. A previsão é que serão realizadas 15 mil castrações

Em fevereiro de 2020, a Prefeitura de Itapevi iniciou a castração de cães e gatos via Castramóvel, um serviço médico veterinário móvel, inédito no município. Nesta terça-feira (5), a cidade atingiu 10 mil animais castrados (5.846 gatos e 4.154 cães).

Atualmente, o procedimento cirúrgico está sendo realizado na Comunidade Kolping Cristo Rei, na Vila Dr. Cardoso e ficará no local até 14 de abril e a expectativa é que seja promovida mais 613 cirurgias em animais inscritos de forma online. Até o momento, o município cumpriu 70,4 % da meta anual de castrações das 4,5 mil vagas abertas em inscrições virtuais.

O próximo bairro que será atendido pelo Castramóvel é a Cohab, entre os dias 4 e 13 de maio. Em junho será a vez de Amador Bueno e em julho o Jardim São Carlos. 

No segundo semestre do ano, a Prefeitura deverá reabrir as inscrições para o cadastro online feito no site da Prefeitura (https://castracao.itapevi.sp.gov.br/).  A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, que entra em contato telefônico com os inscritos comunicando o agendamento do procedimento cirúrgico do pet.

Mais informações sobre o funcionamento do Castramóvel podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862 ou diretamente no DCPA (Departamento de Cuidados e Proteção Animal) da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O e-mail para contato é sma@itapevi.sp.gov.br.

Sobre o Castramóvel

É um ônibus adaptado que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, como um consultório veterinário itinerante que permanece em um bairro específico atendendo inscritos na região e realiza castrações gratuitas de cães e gatos. O serviço é exclusivo a moradores de Itapevi.

É parte de uma série de ações para controlar a população animal, principalmente o número de cães e gatos abandonados nas ruas. Essa era uma das mais antigas demandas da população e dos protetores animais.

O Castramóvel ainda oferece avaliação veterinária de aptidão à cirurgia e tratamentos clínicos, assim como ações programadas de caráter emergencial e sociais relativas à saúde animal. O objetivo também é promover a conscientização da população sobre a guarda responsável dos animais e atender as demandas que o município possui de castração.

Relacionados