Itapevi promove XII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Itapevi e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promovem, no dia 26 de agosto (quinta-feira), entre 8h e 12h, a XII Conferência Municipal de Assistência Social: “Direito do Povo e Dever do Estado com financiamento público, para enfrentar as desigualdades garantir proteção social”. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o evento acontece nas modalidades virtual e presencial.

O objetivo da conferência é aprimorar o desenvolvimento de políticas de assistência social e a garantia de direitos em todos os níveis de proteção social. Essa é uma oportunidade para que todos sejam protagonistas na tomada de decisões sobre a área de assistência social em Itapevi, bem como os envolvidos sejam responsáveis por decidir a melhoria do atendimento de todos os serviços no setor.

Inscrições

Para se inscrever basta clicar no link https://is.gd/TkwO9M e preencher o formulário. As inscrições estão abertas até o dia 25 de agosto. Elas deverão ser realizadas de forma online. Quem fizer a inscrição até o dia 16 de agosto receberá o link para participar da pré-conferência.

Nas vésperas do evento, o inscrito receberá o link de participação no e-mail ou via WhatsApp. Quem tiver condições de ir até um dos polos físicos, poderá fazê-lo nos dias e horários dos eventos da pré e das conferências. 

“Considerando o momento pandêmico ao qual ainda estamos inseridos, o município decidiu adotar um formato híbrido para as atividades, ao utilizar tanto a modalidade virtual quanto presencial. Essa é uma ferramenta democrática para tomar as decisões”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Elaine Freitas.

Podem participar do evento pessoas ou instituições interessadas no aperfeiçoamento e elaboração da política de assistência social em três modalidades: delegados, com direito a voz e voto; convidados, com direito a voz (todos devidamente credenciados) e ouvinte/observador.

Pré-conferências

Na próxima terça (17) e quarta-feira (18) acontecem as pré-conferências, situação na qual os participantes irão se familiarizar com o tema e organizar as ideias para o evento principal.

Aos participantes que não têm acesso ao ambiente virtual, poderão acompanhar as pré-conferências e a Conferência Municipal no polo físico do eixo escolhido no ato da inscrição, pois cada local irá discutir um eixo que está indicado no formulário de inscrição.

Em caso de dúvidas sobre inscrições na pré-conferências e na Conferência Municipal, o interessado pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 4143-9700, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou ainda ir pessoalmente até a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro), que atende nos mesmos dias e horários da semana.

Confira a programação da Conferência (26 de agosto):

8h – Abertura;

8h20 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência;

8h30 – Palestra Magna com Inmaculada Figols Costa – Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos (2000), ex-professora da BBS Business School, da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo e de São Caetano do Sul FAPSS e ex-coordenadora e professora do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera de São Paulo.

9h30 – Grupos de Trabalho serão divididos por eixo;

11h– Socialização das propostas dos grupos de trabalho e aprovação das deliberações e moções;

11h40 – Eleição dos delegados;

12h – Encerramento.

Confira as datas e os horários da pré-conferências:

Terça-feira (17) 

Horário:  Das 9h às 11h

Local: CRAS Amador Bueno (Rua Francisco Rodrigues Paes, 49)

Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

Horário:  Das 13h30 às 15h30

Local: CRAS Jardim Maristela (Rua Pedro Paulino, 825 – Cohab 1)

Eixo 3 – Controle Social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social – SUAS e a importância da participação dos usuários;

Quarta-Feira (18)

Horário: Das 9hs às 11hs

Local: CRAS Aurora (Rua Américo Valentim Christianini, 420)

Eixo 4 –  Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;

Horário 13h30 às 15h30

Local: CRAS Cardoso/CCI (Avenida Cesário de Abreu, 915 – Bairro dos Abreus)

Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

Horário: Das 13h30 às 15h30

Local: CREAS/Centro Pop (Avenida Ana Araújo de Castro, 494 – Jardim Rainha)

Eixo 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e emergenciais.

Relacionados