Itapevi oferece Curso de Capacitação para oficiais de Guardas de cidades vizinhas

Curso_CapacitacaoInvestir em segurança pública é um dos compromissos da administração municipal.

Para isso, a capacitação dos agentes de segurança, de todos os âmbitos, além de reforçar os procedimentos técnicos corretos também proporciona a troca de experiências.   

Diante disso, no último dia 20, os comandantes, subcomandantes, inspetores, subinspetores e classe distinta de 17 municípios, incluindo Itapevi (Carapicuíba, Cotia, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra, São Roque, Mairinque, Ibiúna, Franco da Rocha, Embu das Artes, Capivari, Elias Fausto, Araçariguama, Porto Feliz e Itapecerica da Serra) que formam o Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal (GGI-I) iniciaram um curso de capacitação específico, na Câmara Municipal de Itapevi.

A iniciativa inédita por parte da Secretaria de Segurança da cidade visa disponibilizar capacitação diferenciada aos oficiais, uma vez que são responsáveis em orientar  os cooperadores no desempenho correto de suas atividades no exercício profissional. As aulas seguem por mais nove encontros e, ao final, os oficiais receberão certificado de conclusão que atesta a participação no curso.

O secretário de Segurança, Kleber Maruxo, salientou a importância da capacitação para os guardas independente do posto que ocupam. “Este curso é uma oportunidade para  que os comandantes, os subcomandantes, inspetores e subinspetores possam interagir e trocar experiências. Grande parte de vocês orienta os cooperadores, mas não participam dos encontros. Por isso, desenvolvemos um curso exclusivo para abrir discussões pertinentes sobre a atuação dos guardas municipais”, disse Maruxo, durante cerimônia de abertura.    

Sob o comando do perito criminal chefe da equipe criminalística de Osasco e região, Nicolau Constantino Demirsky, o primeiro encontro discutiu temáticas como a criminologia e a importância da preservação do local de crime. Ao longo do curso, os participantes levantarão discussões sobre a parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, o policiamento e patrulhamento aproximado, o processo da compra de armas além de possível isenção do pagamento de pedágio para viaturas das guardas entre outros assuntos ligados ao universo das GM’s. 

Itapevi capacita mais de 40 guardas

As últimas semanas foram marcadas pela conclusão de curso de capacitação de pouco mais de 40 guardas atuantes dentro do município e em cidades vizinhas. Em sequência, nessa segunda-feira (24), iniciou a 10ª turma do Curso de Capacitação de agentes atuantes em Itapevi e Mairinque. Eles serão submetidos a diversas atividades e discussões que englobam a rotina da segurança.

Já na última quarta-feira (19), os agentes de Itapevi receberam os certificados de conclusão de curso na sede da Guarda. Essa foi a 9ª turma que reuniu 24 participantes que se encontraram no decorrer de 13 dias de curso, correspondente a 100 horas. O secretário de Segurança destacou a importância dos papéis desempenhados pelos agentes de segurança.

“Os guardas municipais desempenham diversas funções, pois além proporcionar segurança dos munícipes, paralelamente, são agentes de trânsito, atendem os primeiros socorros e atuam como agentes da defesa civil. Por isso, é cada vez mais importante a  reciclagem e a capacitação continuada”, declarou Maruxo.

Também na última semana, 18 guardas receberam o certificado, sendo 15 de Ibiúna e 03 de Pirapora do Bom Jesus. O curso que atende aos agentes itapevienses é estendido para guardas dos municípios vizinhos, que passam por 10 dias de curso, correspondente a 80 horas.

O prefeito Jaci Tadeu destaca a importância do aperfeiçoamento dos agentes de segurança. “O GCM faz o papel de uma polícia municipal devido ao contato direto com a população e a preocupação em prestar um serviço eficiente. É uma referência que deve ser levada em conta e fundamental dentro do município. Por isso é essencial a busca por conhecimento e aperfeiçoamento para continuar prestando um serviço de qualidade”, disse o prefeito em uma das entregas de certificados.

Relacionados