Público infantil está sendo vacinado em polo exclusivo no Ginásio de Esportes na modalidade pedestre
Nesta segunda-feira (17), a Prefeitura de Itapevi começou a imunização contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades e deficiência permanente. A primeira a ser vacinada na cidade foi Alice Alves Pereira, de 9 anos, moradora da Chácara Vitápolis.
A vacina está sendo aplicada para o público infantil exclusivamente no Ginásio de Esportes (Av. Rubens Caramez, 1000, Vila Aurora), no esquema de vacinação para pedestres, das 8h às 16h, com encerramento das filas, às 15h.
Os pais e responsáveis devem estar presentes no ato da vacinação e devem apresentar documento de identidade e CPF da criança, comprovante de residência, além de documentos que comprovem a comorbidade ou deficiência: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
Em Itapevi, a estimativa é que cerca de 28 mil crianças estão na faixa etária de 5 a 11 anos. Inicialmente, serão vacinadas apenas as crianças com comorbidades ou deficiência permanente. Novos públicos serão liberados, à medida que o município for recebendo mais doses do imunizante.
O Ginásio de Esportes será um polo apenas para as crianças, por uma questão de segurança, já que o imunizante da Pfizer foi elaborado para o público infantil com dosagem e composições específicas para uso pediátrico.
A imunização contra a Covid-19 para crianças em um ambiente separado e exclusivo é uma orientação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para garantir o conforto e segurança deste público.
A escolha do Ginásio, um local amplo e ventilado, também facilita a permanência das crianças por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacina para que elas sejam observadas pelos agentes de saúde – outra recomendação da ANVISA. Por isso, na vacinação infantil não há modalidade Drive Thru.
Pré-cadastro
Pais e responsáveis de crianças de 5 a 11 anos devem realizar o pré-cadastro da vacina contra Covid-19 por meio do site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo.
O pré-cadastro agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (www.vacinaja.sp.gov.br), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.
Vacinação para adolescentes e adultos
A vacinação contra a Covid-19 para adolescentes acima dos 12 anos, jovens, adultos e idosos continua normalmente nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h.
Além das UBSs, a vacinação também acontece no Polo Kolping Cristo Rei (Rua Brasília de Abreu Alves, 33, Nova Itapevi) no esquema Drive Thru e para pedestres, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de senhas até as 15h.