Itapevi inicia Campanha Nacional contra Pólio e Multivacinação no dia 08

Público-alvo são crianças e adolescentes com até 15 anos de idade; Dia D Kids será no sábado, 20/8

A Prefeitura de Itapevi realiza até 9 de setembro a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias, e Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente com até 15 anos de idade.

O objetivo das campanhas é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

Também estará disponível a vacina contra o HPV, exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

A atualização da caderneta de crianças e jovens é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças e evitar possíveis epidemias.

Dias e horários

A vacinação acontece em todas as unidades básicas de saúde de Itapevi, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis, o horário de vacinação é ampliado e as pessoas podem se vacinar até as 18h, sempre de segunda a sexta-feira.

O Dia D Kids será realizado no sábado, 20/8, exclusivo para crianças e adolescentes, das 8h às 16h, com entrega de senhas até as 15h.

Proteção

A imunização é de extrema importância para garantir a proteção individual e coletiva de todos os itapevienses, pois evita a propagação de doenças que causam sequelas ou até mesmo levam o indivíduo a óbito.

Paralisia Infantil

A vacina contra a pólio é realizada pela tradicional gotinha, por via oral. A meta é alcançar cobertura vacinal de 95%. A imunização contribui com a redução do risco de reintrodução, no Brasil, do vírus que está ativo em outros países.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo vírus chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar paralisia. A doença não tem cura. A vacina é a única forma de proteção.

Caderneta

A campanha de multivacinação quer prevenir outros 20 tipos de doenças por meio da atualização de carteirinhas para quem tem até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Procure a unidade de saúde mais próxima, com documento de identidade da criança ou do adolescente e a caderneta de vacinação.

Relacionados