Itapevi incentiva campanha de apadrinhamento afetivo

Objetivo da ação é criar vínculos familiares com crianças e adolescentes acolhidos em instituições do município

Desde 2017, a Prefeitura de Itapevi conta com o programa Padrinho Afetivo. A ação tem como objetivo criar vínculos entre moradores e crianças e adolescentes em condições de acolhimento institucional para estimular o desenvolvimento destes jovens e a sua integração à sociedade. As inscrições estão abertas para participar do programa.

“É gratificante perceber que há muitas pessoas dispostas a darem carinho e amor para as crianças e adolescentes em acolhimento”, afirma o prefeito Igor Soares (Podemos). “Com o apadrinhamento, conseguimos dar mais dignidade para elas”, completa.

Os interessados devem comparecer no Fórum de Itapevi (Rua Vereador Dr. Cid Manoel de Oliveira, 405, no Jardim Santa Rita, de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h, ou encaminhar e-mail para [email protected].

Para saber mais sobre o programa e como fazer para ser um padrinho, basta entrar em contato pelos telefones (11) 4141-7933 e 4142-8340.

O programa abre uma nova possibilidade de desenvolvimento para os jovens acolhidos. A iniciativa acontece em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Itapevi. O tempo médio para se iniciar o convívio com os jovens varia de três a seis meses, contando o início do processo de adesão ao programa.

Sobre o programa

Criado pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a versão municipal do programa é uma parceria entre o Poder Judiciário e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O apadrinhamento afetivo é uma forma de resgatar o direito de convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes acolhidas pelo poder público por determinação judicial e, por medida de proteção, afastadas do convívio familiar, oferecendo a eles a oportunidade de se relacionar com outras pessoas, construir vínculos e ter referências de participação familiar e cidadania.

Podem ser apadrinhados crianças com idade a partir de 5 anos ou adolescentes acolhidos com baixa perspectiva de reintegração familiar e adoção. Os padrinhos ou madrinhas precisam ter a partir de 21 anos, desde que respeitada a diferença de 16 anos entre os tutores e seus afilhados, com disponibilidade de tempo para oferecer atenção e afeto. Além de itapevienses, podem participar moradores de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Cotia, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu Guaçu e Taboão da Serra.

São promovidas três oficinas de orientação para padrinhos e madrinhas.  Em seguida, será realizado um encontro lúdico com os jovens, processo no qual há o chamado “pareamento” entre as crianças e adolescentes e seus futuros tutores.  

O papel dos padrinhos é dar suporte educacional e afetivo aos afilhados. São responsáveis por visitar a criança ou adolescente e, mediante autorização e supervisão, podem realizar passeios e até mesmo viagens em finais de semana, feriado (inclusive prolongados), aniversários dos afilhados e férias.

Relacionados