Itapevi ganha Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas

Pensando no futuro e na qualificação profissional dos moradores de Itapevi, a Prefeitura de Itapevi inaugurou, nesta quarta-feira (11), a inédita Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas. A unidade de preparação de jovens e adultos para o mercado de trabalho está localizada na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 279, na Cohab, no piso superior do Bom Prato.

Vinculada à estratégia de revolucionar a educação da cidade com o lançamento do programa de metas Educa Itapevi. A Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas está antenada com as novas áreas de trabalho e inspirada no conceito de Educação 4.0 e seus eixos.

Também faz uma menção “à quarta revolução industrial, a revolução da internet, da digitalização, da coleta e análise de dados. “Essa revolução já começou, com a utilização de sistemas para gestão escolar, construções das Escolas de Tempo Integral, o uso de tablets e outras tecnologias dentro das salas de aulas com a proposta de mostrar qual futuro que queremos para os nossos alunos e agora para os jovens e adultos”, disse o prefeito Igor Soares.

O prédio tem capacidade para atender mais 1,8 mil alunos por ano, uma média de 150 estudantes por mês. Inicialmente, serão 320 alunos atendidos pelo NovoTec, em parceria com o Centro Paula Souza, 930 pelos cursos oferecidos pela própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fará a gestão da escola, 250 estudantes do Senai (Serviço Nacional da Indústria) e 448 em parceria com a Instituto Eurofarma.

A unidade conta com seis salas de aula, todas com ar condicionado, acessibilidade, elevador e projetor multimídia.

“É um prédio totalmente preparado para atender, em alto nível, o nosso cidadão e dessa forma prestar um serviço essencial para a população que é a tão desejada qualificação profissional”, explicou o prefeito Igor Soares. As turmas contam com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Durante a inauguração, o prefeito Igor Soares destacou o pioneirismo do novo espaço. “Os cursos que oferecemos estão conectados com o futuro. Quem realiza está apto para trabalhar no mercado de trabalho moderno”, completou.

O prédio abriga, em sua essência, cursos voltados para qualificação profissional. “Hoje o profissional precisa ter o domínio mínimo de outra para língua para atuar com mais segurança e essa formação passa a ser um diferencial em seu currículo”, explicou o prefeito.

A estudante do curso de Inglês, Luana Marques da Silva, 20, moradora do Jardim São Luiz gostou das novas instalações. “As salas de aula são arejadas, confortáveis e os professores e colegas estão motivado com uma estrutura de qualidade”, disparou.

Inscrições

Os interessados nos cursos oferecidos na Escola 5.0 devem ir pessoalmente à unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e levar RG, CPF e comprovante de residência.

Cursos oferecidos

Na Escola 5.0 de Tecnologias e Idioma atuam 10 professores, cinco profissionais administrativos mais dois técnicos gestores. Inicialmente, a Escola oferece curso em quatro segmentos.
No momento, é oferecido o curso de Inglês Básico pela Prefeitura. Atualmente, há inscrições abertas para a formação de novas turmas.  

Em parceria com o Senai, serão os seguintes cursos: Excel Básico e Avançado, Costura Máquina Reta e Overloque, Costura Moda Bebê, Assentador de Revestimento Cerâmico e Construtor de Alvenaria.
Em parceria com o Instituto Eurofarma, são ministrados os cursos de Técnicas Administrativas, Link, Design Gráfico e Inspetor de Qualidade. Já os oferecidos pela Prefeitura, serão: Time do Emprego, Trabalho em Equipe, Atendimento ao Público, Comunicação Eficaz, Comportamento no Ambiente de Trabalho e Inglês Básico.

Para o NovoTec os cursos oferecidos são: Práticas de Gestão de Pessoas, Marketing Digital, Computação na Nuvem, Excel Aplicado à Área Administrativa, Auxiliar de Logística, Almoxarife, Técnicas de Vendas, Gestão de Pequenos Negócios e Introdução à Robótica.

Escola 5.0 é parte das ações do Educa Itapevi

O novo centro de formação e qualificação profissional faz parte do programa Educa Itapevi, lançado no ano passado e que agrega uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi.

Dentre as ações do Educa Itapevi estão as construções de novas Escolas do Futuro de tempo integral, criação da FATEC (Faculdade de Tecnologia), ETEC (Escola Técnica Estadual), faculdade no município com cursos de medicina, passando pela reformulação das diretrizes pedagógicas e a implementação de parcerias, como a celebrada com o Sistema SESI de Ensino, para garantir materiais didáticos de ponta para todos os alunos da rede municipal.

Um projeto de longo prazo, a iniciativa ainda prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040 com um pacote de 34 ações, em andamento.

Relacionados