Itapevi forma 42 novos Guardas Civis Municipais

Cidade conta agora com seis novos agentes; Ourinhos e Taboão da Serra também ganharam mais profissionais

Nesta quarta-feira (23), a Prefeitura de Itapevi realizou a formatura de 42 novos agentes públicos de segurança municipal. No total, foram 35 GCMs (Guardas Civis Municipais) de Ourinhos, um de Taboão da Serra e seis do município. A solenidade aconteceu no campo de futebol dentro Parque da Cidade, na Vila Nova Itapevi.

Os agentes ainda passarão por estágio probatório de três anos e irão atuar nas diversas missões da GCM, entre eles: plantão noturno e diurno, policiamento ostensivo a pé, patrulhamento motorizado, dentre outros. Eles começaram o curso em 13 de setembro de 2021 e concluíram nesta segunda-feira (22). Os novos agentes de Itapevi foram aprovados no concurso de 2019, promovido em parceria com a Fundação Vunesp.

A formação aconteceu no Centro de Formação e Capacitação da GCM de Itapevi Julio Pinheiro Ribeiro Filho, criado em 2007 e localizado no bairro Refúgio dos Pinheiro. Foram 980 horas de curso reconhecido pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Mais de 1,3 mil agentes já foram formados e receberam capacitação em Itapevi.

“Reforçar o policiamento público é uma tarefa do Estado e que a Prefeitura também tem buscado auxiliar com a formação de novos Guardas Municipais. Com novo efetivo conseguiremos seguir prestando um serviço de qualidade e voltado às necessidades da população”, explicou o comandante da GCM de Itapevi, Humberto Araújo.

Algumas das principais disciplinas ministradas no curso de formação dos novos GCMs foram teóricas e práticas, como: armamento munição e tiro; ordem unida; conhecimento do sistema prisional; civismo; crimes ambientais; defesa civil; defesa pessoal; direção defensiva; funções e atribuições do GCM; legislação; língua portuguesa; motomecanização; prevenção e combate ao incêndio; prevenção e combate às drogas; primeiros-socorros; procedimentos gerais; procedimentos na delegacia; radiocomunicação; relacionamento interpessoal; técnica operacional; trânsito e APH (atendimento pré-hospitalar) Tático.

Relacionados