Itapevi é a primeira cidade do Brasil a receber projeto de ciências

A cidade de Itapevi será a primeira do Brasil a receber o projeto Mundo de Pesquisadores, uma iniciativa de educação internacional criada pela empresa alemã Henkel para incentivar crianças a explorar o mundo das ciências e tornar as pesquisas divertidas.

O prefeito Igor Soares e o presidente da Henkel na América Latina Manuel Macedo lançaram o projeto, nesta terça-feira (30), no auditório da Escola do Futuro do Parque Suburbano.

A ação irá atender cerca de 3.500 alunos do 4º ano de 40 escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, serão ministradas 126 aulas, uma para cada turma, até o final deste ano letivo.

“Nosso objetivo é oferecer oportunidades a estas crianças, tornando-as pequenos cientistas. Queremos que elas possam criar, ter ideias novas e consigam construir um mundo melhor”, explicou Manuel Macedo, presidente da empresa alemã.

Para o prefeito Igor Soares, a parceria vem ao encontro dos objetivos do Educa Itapevi, programa lançado em junho, com metas educacionais até 2040.

“Há muito a ser feito e por isso fizemos questão de buscar parcerias não só com a Henkel, mas também com outras empresas do município. Precisamos aproximar a cidade da indústria e vice-versa. Nosso projeto não é de governo, é de política pública e a nossa missão é transformar a cidade por meio da educação”, explicou o prefeito.

Aula Inaugural

Durante o lançamento, também foi realizada uma aula inaugural do programa, com cerca de 15 alunos do Cemeb Tarsila do Amaral. As crianças puderam fazer alguns experimentos e conseguiram criar com gelatina, água, vinagre e outros ingredientes uma cola caseira.

“Dar a oportunidade de conhecer a ciência por meio destes experimentos e estimular a curiosidade são bases do nosso projeto na Alemanha, que estamos implantando aqui em Itapevi”, explicou Fabio Mincarelli, gerente de Comunicação da Henkel.

Na América Latina, o projeto já acontece na Argentina e no Chile.

Empresa

Fundada em 1876 e com sede em Düsseldorf, na Alemanha, a Henkel emprega cerca de 53.000 pessoas no mundo todo, das quais 950 nas unidades brasileiras, distribuídas entre Itapevi, São Paulo, Diadema e Jundiaí.

A companhia opera no Brasil desde 1955, onde atua nas áreas de adesivos, selantes, tratamento de superfícies e beauty care. Cascola, Loctite Super Bonder e Pritt são algumas das principais marcas da empresa.

Educa Itapevi

Fazer da educação em Itapevi uma referência nacional é o objetivo do Educa Itapevi, lançado em junho pela Prefeitura.

O programa irá assegurar condições adequadas de ensino para todos os alunos da rede municipal, com valorização dos professores, incentivo ao uso da tecnologia para o aprendizado e o estabelecimento de uma nova política pedagógica que servirá de base para os investimentos dos próximos anos.

O Educa Itapevi já começou a ser implementado na cidade e ganhará força, com metas a serem realizadas até 2040.

Relacionados