Itapevi debate propostas para legislação municipal sobre resíduos sólidos

audiencia_publica_solidosO CEMEB Bemvindo Moreira Nery recebeu na última sexta-feira (12), a 2ª audiência pública de resíduos sólidos de Itapevi.

O encontro visa à adequação de Itapevi à Lei Federal nº 12.305/2010, de Política Nacional de Resíduos Sólidos e, nesta ocasião, foram abordados assuntos relacionados ao prognóstico geral, numa projeção de melhorias para a questão em Itapevi nos próximos 20 anos.

Na ocasião, a engenheira Fernanda Salomão, da Secretaria do Meio Ambiente, apresentou a conclusão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Itapevi (PGIRS), que versa sobre o plano de ação que foi elaborado dentro da etapa do prognóstico. A 1ª etapa do plano havia sido apresentada em abril, contendo um estudo diagnóstico que abrangia a geração e o destino de descarte de nove tipos diferentes de resíduos.

Dentro do prognóstico foram estabelecidas diretrizes e estratégias a serem adotadas pelo poder público na cidade até 2033. Dentre as ações de estratégias estão o aumento do programa de educação ambiental – a exemplo do que aconteceu na Semana do Meio Ambiente, realizada no começo do mês de junho – a instalação de ecopontos e da usina de reciclagem de entulho, além da ampliação de projetos de coleta seletiva de lixo. Também foram mostradas as fases de implantação e operação, verificação, bem como a etapa de análise, uma vez que o plano precisa ser revisto a cada quatro anos.

Presente a audiência pública o secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas, lembrou alguns projetos que a cidade já tem para fazer do município um exemplo em destinação de resíduos. “Nós temos o plano para criação de uma Usina de Resíduos, e cidades maiores que Itapevi ainda não têm esse plano. Isso é motivo de orgulho para nós”, comemorou o secretário. “Outra ação que auxilia a destinação correta de resíduos é a operação Cata Bagulho, que através de um caminhão, que percorre diversos bairros todos os dias, recolhe materiais como sofás, pneus, geladeiras e armários, e dá a destinação correta aos objetos”, explicou Evangelista.

Já o vice-prefeito Fláudio Azevedo falou aos técnicos e munícipes presentes na audiência sobre o contínuo cuidado que Itapevi deve ter para com o tema. “Queremos fazer uma gestão integrada que coloque as penalidades e seja instrutiva. Temos que fazer, por exemplo, o monitoramento de entulho. É fundamental ter consciência ecológica, e ter uma legislação para prevenir. A nossa cidade avançou bastante em algumas temáticas principalmente nas questões de meio ambiente, mas temos que continuar trabalhando esse tema dentro do município”, falou o vice-prefeito.

Também estavam presentes à audiência pública sobre resíduos sólidos os secretários Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social) e Walter Hasegawa (Habitação), além de profissionais de áreas relacionadas e moradores.

Relacionados