Itapevi amplia Memorial Parque

Prefeitura executa mais uma etapa da construção do 1º cemitério vertical 100% biosseguro público do país

A Prefeitura de Itapevi realiza os trabalhos de ampliação do Memorial Parque Itapevi (Estrada Lucinda de Jesus, 591 – Cohab), o primeiro cemitério vertical 100% biosseguro público do país, com a instalação de mais 2.152 lóculos (nas quadras 2 e 3). A expansão tem previsão de ser concluída, no início do segundo semestre deste ano.

O espaço inédito foi inaugurado em fevereiro desde ano e conta com uma arquitetura moderna e com acessibilidade total. Com uma estrutura única nos cemitérios públicos do país e contará com quatro quadras com 5.448 gavetas.

Os lóculos, sem emendas, são produzidos em fibra de coco, bagaço de cana de açúcar e resina de garrafas pet. Com um sistema moderno, é possível a realização de sepultamentos mais seguro ambientalmente, já que não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado na atmosfera.

Isso porque existe uma tecnologia única dos lóculos hermeticamente fechados, que trata os gases resultantes da decomposição humana permitindo o descarte para o meio ambiente sem efeitos poluidores.

Outra vantagem do cemitério vertical é a otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo também permite um sepultamento mais ágil, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.

Sobre o Memorial Parque

Inaugurado em 3 de fevereiro deste ano, possibilita a transmissão online do velório para os familiares. Os sepultamentos são feitos das 5h às 17h, todos os dias da semana.

O ambiente recebeu paisagismo especial, colocação de lona tensionada, instalação do guarda-corpo e dos corrimãos das rampas acessíveis e iluminação de LED.

Capacidade

O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nos lóculos por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.

O Memorial Parque é utilizado para os novos sepultamentos e no Jardim Julieta, que já está no limite da sua capacidade, terá sua manutenção garantida, mas sem novos enterros, na parte pública.

Velórios online

As salas de velório do Memorial Parque estão equipadas com tecnologia para transmissão ao vivo das cerimônias de despedida. A ação, com autorização da família, permite que parentes e amigos de todo mundo possam participar de maneira online da última homenagem ao falecido.

Relacionados