IPTU de Itapevi tem desconto de 10% para pagamento em 2 vezes

Carnês começarão a chegar nas casas dos contribuintes a partir da próxima semana

Ao pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2023, o contribuinte de Itapevi terá um desconto de 10% para o pagamento em até 2 vezes. A primeira parcela vence no dia 13 de fevereiro, enquanto o segundo vencimento acontece em 13 de março.

“O pagamento do IPTU é uma forma de ajudar no desenvolvimento de Itapevi, afinal esse valor é utilizado nos investimentos em obras e manutenções realizados pela Prefeitura”, afirma o Prefeito Igor Soares (Podemos).

Ao optar pelo desconto, o contribuinte deve ser pagar as vias azuis do carnê, que começarão a ser entregues à população a partir da semana que vem.

Também é possível quitar o IPTU em 10 parcelas, sem desconto, com o primeiro vencimento em 15 de março, por meio do pagamento mensal das vias brancas do talão. A última parcela vence no dia 15 de dezembro.

O pagamento poderá ser realizado em casas lotéricas e nos bancos Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.

A arrecadação do imposto permite à administração pública investimentos em diversas áreas, de obras de infraestrutura e pavimentação de ruas até o desenvolvimento de programas sociais e melhorias na educação e saúde.

Em 2023, o IPTU será cobrado de 50.902 imóveis, com arrecadação prevista de cerca de R$ 63 milhões. Neste ano, não houve aumento, apenas reajuste de 6,47% seguindo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro de 2021 a novembro de 2022. Os dados são da Secretaria da Fazenda e Patrimônio.

Segunda via

Para obter a segunda via do imposto, é preciso acessar o site da Prefeitura (www.itapevi.sp.gov.br), na sequência as abas ‘Cidadão’, ‘2ª Via de Tributos’, e ‘2ª Via de Emissão’, onde o contribuinte deve preencher o campo ‘IPTU’ com número de inscrição do imóvel, CNPJ ou CPF do proprietário, compromissário ou posseiro, para em seguida selecionar o campo ‘Exercício de 2023’.

IPTU Premiado 2023

Criado pela Prefeitura em 2018, o sorteio do IPTU Premiado de 2023 deverá acontecer no dia 2 de dezembro: um automóvel 0 km, uma televisão de 42 polegadas, um notebook, um smartphone, um micro-ondas e uma máquina de lavar.

Para participar, os contribuintes devem estar com o pagamento do carnê do imposto em dia, e com o imóvel registrado na Prefeitura até o dia anterior ao sorteio. Caso o contribuinte esteja em situação de acordo ou parcelamento, deve estar com pelo menos 50% das parcelas pagas até a data da premiação.

Atendidas essas exigências, a participação é automática: todos os contribuintes recebem dois números da sorte de seis dígitos, localizados na terceira página do carnê do IPTU do ano corrente, que são utilizados no sorteio da Caixa Econômica Federal.

IPTU Premiado 2022

Em breve, a Prefeitura vai informar quem foram os vencedores do IPTU Premiado 2022. O sorteio foi realizado no último dezembro pela Caixa Econômica Federal.

Cadastro Desatualizado

Se o carnê não tiver o número do CPF do contribuinte, isso significa que o cadastro deve estar desatualizado. Para regularizá-lo, é preciso entrar em contato com a Secretaria da Fazenda e Patrimônio de Itapevi pelo telefone 4143-8090 ou e-mail [email protected]

Relacionados