Igor Soares entrega novas ambulâncias e a primeira UTI Móvel da história da cidade

Neste sábado (3), o prefeito de Itapevi, Igor Soares, entregou 27 veículos que reforçarão diversas áreas da administração municipal, em especial a Saúde do município. Os destaques são para a primeira UTI Móvel (Unidade de Tratamento Intensivo) da história da cidade e as quatro novas ambulâncias para remoção de pacientes (Tipo A). As entregas aconteceram na Praça 18 de Fevereiro, no Centro.

A UTI é do Tipo D, uma ambulância de suporte avançado destinada ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares. Tanto a UTI Móvel quanto as ambulâncias são todas do modelo Renault Master adaptadas.

O município também recebeu oito novas vans que serão utilizadas para o transporte de pacientes, sendo seis delas com 16 lugares cada para a realização de hemodiálise e duas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Os veículos contam com sistema de ar condicionado, rampa de acesso e efetuam o transporte de pacientes para hemodiálise e de outras enfermidades. Todos os veículos são do modelo Renault Master. Ao todo, são 13 novos automóveis que reforçarão a área da Saúde do município.

A cidade também ganhou um (1) caminhão ¾, que é um veículo leve de dois eixos com capacidade de carregamento de menor porte (até 4 toneladas) e um (1) caminhão Munck, que é uma variação do guindaste, comandando hidraulicamente. É responsável pela movimentação de máquinas e remoção de equipamentos pesadas, permite o içamento e trabalha com cargas de grande peso. O município também recebeu uma (1) Saveiro. Os três veículos serão utilizados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher de Itapevi ganhou uma van com capacidade para transportar até 16 pessoas, também uma Renault Master.

Além destas entregas, a cidade recebeu também nove veículos modelo Volkswagen Gol para uso administrativo. Foram contempladas as secretarias de Educação e Cultura; Receita; Planejamento; Justiça; Governo, Indústria, Comércio, Turismo e Emprego; Esportes, Lazer e Juventude; Habitação e Comunicação e Resultados. Uma Saveiro foi destinada à Secretaria de Administração, Gestão e Tecnologia.

O prefeito Igor Soares destacou a importância de melhorar a saúde e oferecer atendimento digno à população. “Os veículos são climatizados, possuem ar condicionado e permitem que o profissional da saúde trabalhe com qualidade dentro das ambulâncias, em especial na UTI, bem como a população merece ser transportada com segurança e responsabilidade nas vans, que oferecem toda a infraestrutura necessária para atendimento qualificado”, explicou. “Os outros veículos administrativos estão sendo entregues para otimizar e dinamizar os serviços oferecidos na cidade. Queremos que a população receba atendimento com respeito e dignidade sempre”, completou.

A secretária de Saúde de Saúde e Bem Estar, Luiza Nasi, lembrou que os pacientes eram transportados em veículos do SAMU (Serviços de Atendimento Móvel de Urgência), que não estavam adaptados e geravam excesso de atendimento médico na cidade. “Os transportes agora entregues oferecem condições dignas de atendimento e a UTI entregue coloca a vida do paciente em segurança”, disse.

Sônia Balbino, 60, aposentada e moradora do Parque Suburbano, elogiou a iniciativa. “É incrível. Nunca vi uma frota de ambulâncias e de vans na história de Itapevi. Tenho certeza de que a Prefeitura está trabalhando muito para atender melhor cada cidadão da nossa cidade. Fantástico essa melhoria”, destacou.

Mais benefícios, entregas e investimentos para Itapevi

No dia 24 de fevereiro, a Prefeitura entregou 38 novas viaturas para reforçar o poder de policiamento da Guarda Civil Municipal na cidade. Ao todo, foram 23 novos carros e 15 motocicletas. Também foram entregues novos fardamentos e armas.

No mesmo evento, a GCM realizou a formatura da primeira turma da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), uma unidade especial da Guarda Civil Municipal composta por 35 agentes da corporação. O evento teve ainda a formatura de 11 agentes que foram recentemente incorporados à Guarda.

A cerimônia da GCM também abriu espaço para a entrega de nove veículos operacionais para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Foram 2 viaturas, 3 motocicletas, 3 guinchos, 1 caminhão de cesto aéreo e 1 empilhadeira. Os equipamentos ajudarão os efetivos do departamento a fiscalizar o trânsito na cidade.

Ainda no primeiro dia de fevereiro, foi a vez da Defesa Civil de Itapevi ganhar novos equipamentos. O destaque foram dois novos veículos: uma Saveiro adaptada para realizar os trabalhos de captura de animais de pequeno porte e fiscalização, e uma Amarok adaptada para salvamentos em área de enchentes e alagamentos. A instituição ganhou também dois botes de salvamento. 

Além dos novos equipamentos, o prefeito entregou certificados de qualificação profissional para 14 agentes de proteção da Defesa Civil. Eles receberam orientações sobre primeiros socorros, brigadista, operação estiagem e operação verão.  A equipe irá atuar apenas em casos de urgência e emergência no município.   

A lista completa de equipamentos entregues incluiu também cinco motosserras, um gerador de energia, 50 cones, 100 rolos de fita de interdição com 100 metros cada, 10 enxadões, 10 machados, cinco foices, uma esmerilhadora, 30 conjuntos completos de fardamento para os agentes da Defesa Civil, quatro jogos de uniformes para motociclistas, seis coletes salva-vidas, seis uniformes apicultores, quatro uniformes de saneamento básico para entrada em galerias pluviais, 40 pares de botas de borracha, 40 pares de botas 7 léguas, cinco botas 7/8, 28 pares de botas bpm (patrulhamento) e quatro botas de motocicletas.

Educação também ganhou reforço

A educação está sendo a área mais beneficiada com as entregas desde fevereiro deste ano. Além do início das obras da primeira Escola de Tempo Integral de Itapevi, a Prefeitura iniciou a entrega de uniformes escolares, ampliação do Sistema SESI de Ensino e implantou o Transporte Escolar Gratuito(TEG), queconta com 43 veículos, incluindo 18 ônibus, quatro micro-ônibus e 21 vans, sendo cinco delas adaptadas especialmente para o transporte de pessoas com deficiência.

O benefício do TEG é destinado a alunos da rede municipal de ensino que moram a mais de dois quilômetros das escolas e para estudantes com deficiência.

Relacionados