Hospital Geral de Itapevi alerta para o período de reprodução dos escorpiões

Dias quentes e chuvosos aumentam o risco de acidentes com animais peçonhentos.

Com as temperaturas mais altas  e volume maior de chuvas, o verão é uma época propícia para o aparecimento e a reprodução de escorpiões, que têm preferência pelo clima quente e úmido e costumam ficar abrigados em meio aos entulhos e em esgotos.

Nesse período também aumenta a disponibilidade de fontes de alimento para os escorpiões, que se alimentam de baratas, moscas e outros insetos, o que influencia favoravelmente sua reprodução.

De acordo com a equipe de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Geral de Itapevi (HGI), gerenciado pelo Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João  Amorim (CEJAM), os escorpiões são causadores de acidentes frequentes, com picadas predominantes nas extremidades do corpo, como pés e mãos.

“A maioria dos acidentes é leve, apresentando dor e parestesia (formigamento) no local da picada. Alguns casos podem ser moderados, com sinais como vômitos, sudorese, agitação e taquicardia”, explica o Dr. Danilo Galvão Teixeira, médico infectologista do HGI.

Quando os sintomas se tornam mais intensos, com edema agudo de pulmão, insuficiência cardíaca ou choque, o caso é classificado como grave. Vale ressaltar que “o Hospital Geral de Itapevi é referência em assistência médica para acidentes com animais peçonhentos e para a aplicação de soro antiveneno, se necessário”, esclarece o médico.

Caso aconteça uma picada do animal, a recomendação é lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente um dos três prontos-socorros do município. Se o paciente tiver quadro grave será encaminhado ao HGI, via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP).

A Prefeitura de Itapevi orienta que, se alguém encontrar algum escorpião, o Departamento de Zoonoses deve ser avisado pelo telefone: (11) 4773-2785 ou no endereço Rua Prof. Dimarães Antonio Sandei, 375 Cidade Saúde.

Mais informações para a imprensa

Activa Comunicação
Danielle Franco | [email protected] | (11) 97687-4326
Fatima Capucci | [email protected] | (11) 99242-7909

Relacionados