Guarda Civil de Itapevi homenageia José Mauro de Souza Júnior

Mesmo o frio e chuva, na noite de quinta-feira (5), não fez com que os corações dos membros da Guarda de Itapevi, que comemoravam os 22 anos da corporação, desaquecessem. Todos participaram de uma homenagem emocionante para o GCM 3ª Classe José Mauro de Souza Júnior, falecido em 19 de agosto, vítima de um acidente de carro na Rodovia SP-029 (Coronel PM Nelson Tranchesi), via de acesso à Castello Branco.

Em memória ao agente de segurança, um helicóptero sobrevoou o campo do Estádio Municipal jogando pétalas de rosas branca. As homenagens ainda foram marcadas pela apresentação da cantora Selma Fernandes, participante da edição deste ano do programa global The Voice Brasil, que cantou a Canção da América, do Milton Nascimento, junto à Banda da GCM e um vídeo com imagens do seu trabalho junto à Guarda.

A esposa do GCM, Rosa Fernanda Ribeiro, e a família, mãe e as duas filhas, também foram agraciadas com rosas e uma placa de condecoração. No campo de futebol, três paixões do Guarda estavam presentes: sua família, os cães do Canil – unidade que ele integrava -, e o Jipe modelo Willis.

José Mauro de Souza Júnior, 41, era casado há 20 anos com Rosa e tinha duas filhas. Ele nasceu em 3 de março de 1978. Ingressou na GCM de Itapevi em 26 de abril de 2011. Desde o início trabalhou na equipe do Canil. Antes de entrar para a Guarda, Mauro serviu o Exército Brasileiro. Em 2017 passou a integrar o quadro de instrutores do Centro de Formação e Capacitação da GCM, ministrando a matéria Armamento, Munição e Tiro.

O prefeito Igor Soares enalteceu a figura do Guarda. “Nos orgulharmos de ter conhecido o Mauro: cidadão, pai, esposo, servidor público e um Guarda muito honrado. Foi um homem que com certeza ficará guardado em nossa memória e também de forma especial no memorial da GCM de Itapevi”, declarou.

“Sempre mostrou-se prestativo em todas as suas atribuições. Buscava sempre o aperfeiçoamento técnico, a fim de retransmitir aos colegas todo aprendizado adquirido, sempre demonstrando ética, humildade e comprometimento para com seus pares”, disse o comandante da Guarda, Humberto Araújo.

A esposa emociona-se ao lembrar do marido. “Eu não fazia ideia do quanto o Mauro era querido. Ele sempre se envolvia por completo em todas as atividades que atuava. Era apaixonado pela Guarda. Era o que ele amava, ser Guarda e estar na Guarda”, resumiu, a esposa que ainda disse que os colegas de trabalho o viam como um profissional dedicado e familiares e amigos tinham ele como um “cara brincalhão”, completa.

Campeão no tiro

Em 2018, José Mauro de Souza Júnior foi campeão na modalidade individual e vice-campeão por equipes da Competição de Tiro ao Alvo promovida pela GCM de Jundiaí em seu aniversário de 69 anos.

Relacionados