Fundo Social de Itapevi promove aula inaugural do Projeto “Cores da Solidariedade”

O Fundo Social de Solidariedade de Itapevi com o apoio da CCR Via Oeste, a Associação Cultural Pintura Solidária e do Ministério da Cultura, na última segunda feira (14), realizou a oficina inaugural do Projeto “Cores da Solidariedade”, na sala de oficinas da  Secretaria de Educação.

O objetivo do projeto é incluir e proporcionar aos munícipes, acesso à Cultura, oferecendo gratuitamente orientação e suporte para que todos possam participar das atividades. As aulas são direcionas a crianças, adolescentes e idosos cadastrados no Fundo Social que estão em situação de vulnerabilidade, risco ou exclusão social.

Participando da aula inaugural, ao longo do dia, vários funcionários das secretarias envolvidas com o projeto, por meio de um rodízio, participaram realizando as pinturas. O evento contou com a presença do prefeito Jaci Tadeu, que parabenizou a iniciativa e recebeu um dos quadros como presente da fundadora  e vice-presidente do projeto, Vera Lúcia Viudes Petrocchi.

A responsável pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania e também pelo Fundo Social Solange Santiago, destacou a importância de projetos como esse, que visam resgatar a autoestima e propiciar a interação com a arte. Segundo Solange, a próxima etapa do projeto “Cores da Solidariedade” será uma oficina aberta ao público. A oficina será desenvolvida na Praça 18 de Fevereiro, no dia 26 de julho a partir das 9h.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)  de Itapevi  foi uma das instituições que participou das oficinas, entre os meses de março e junho. Período onde as orientadoras estiveram ministrando as aulas para os alunos com necessidades especiais. “Foi gratificante ver os resultados das pinturas dos alunos da APAE, todos participaram do projeto e levaram seus quadros para casa. A pintura desenvolve atenção, coordenação motora, melhora a autoestima e uma série de outras funções”, comentou Vera Lúcia fundadora do projeto “Cores da Solidariedade”.

Relacionados