Equipe masculina de vôlei adaptado de Itapevi fatura o 3º lugar na Superliga Nacional

Time composto por atletas entre 60 e 84 anos ganhou na categoria 58+ em competição realizada em Santa Fé do Sul (SP)

A equipe masculina de vôlei adaptado de Itapevi faturou o terceiro lugar na grande final nacional da Superliga Melhor Idade – Etapa 2023, realizada entre a última quinta-feira (27) e domingo (31) na cidade de Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. O time da cidade, que faz parte do programa Mais Esportes da Prefeitura, competiu na categoria 58+, composto por atletas com idades entre 60 e 84 anos.

A delegação itapeviense participou com sete jogadores e se classificou para fase nacional, após conquistar a 8ª colocação na etapa estadual, em novembro passado em Cubatão (Litoral do estado). O time se tornou o terceiro melhor do país depois de disputar contra outras quatro equipes: a anfitriã Santa Fé do Sul; São Sebastião, Jaguariúna e Palmas (TO).

Com esse ótimo resultado, os atletas conseguiram a melhor posição desde o início da participação nas competições, há dois anos. A trajetória dos itapevienses começou ainda no segundo semestre do ano passado, durante a etapa regional dessa Superliga, realizada em Santo André, na região do ABC Paulista. Nessa ocasião, jogou contra a própria cidade sede, além de São Bernardo do Campo e Osasco.

Para quem não conhece, o vôlei adaptado foi criado para inserir jogadores da terceira idade que precisam de certos cuidados. A diferença para o tradicional é o fato de que é proibido saltar para passar a bola para o adversário, com objetivo de evitar danos nas articulações, causados pelo impacto gerado nos saltos. Os toques não exigem movimentos muito bruscos.

Dentro do Mais Esportes

A modalidade voltada para as pessoas da terceira idade é oferecida pelo Mais Esportes, programa que tem o objetivo de promover a inclusão social por meio de práticas esportivas. Em vigor desde 2017, esse trabalho já atendeu cerca de 14 mil itapevienses. Além de formar cidadãos de bem, outro objetivo é revelar novos talentos na cidade.

As aulas de vôlei adaptado são organizadas às segundas e quartas-feiras, sempre das 9h às 12h no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que fica na Rua Turiassu, 8 – Alto da Colina. No total, os treinamentos envolvem 44 participantes entre mulheres a partir de 45 anos e homens que têm acima de 55 anos.

Inscrições no próprio CIE

Os interessados que têm essas faixas etárias e quiserem compor os treinos podem comparecer pessoalmente no próprio CIE. Basta fazer a inscrição junto aos organizadores. Em caso de dúvidas, as pessoas podem ligar nos telefones (11) 4141-1606 ou (11) 4774-5927, de segunda a sexta-feira.

Relacionados