EQUIPE DO CONSÓRCIO REGIONAL OESTE DO SAMU RECEBE CERTIFICADO POR CURSO DE CAPACITAÇÃO

Samu016Cerca de 40 profissionais passaram por curso de Atendimento Pré Hospitalar

Confira as Fotos 

Nessa quinta-feira (15), os 43 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itapevi receberam das mãos da prefeita, Dra. Ruth Banholzer, e demais autoridades, os certificados de conclusão do curso de APH (Atendimento Pré Hospitalar). Realizado durante dois dias, o curso proporcionou à equipe do SAMU obter novas técnicas de atendimento e estar ainda mais preparada para oferecer um serviço cada vez melhor à população de Itapevi e região.

Condutores de veículos, enfermeiros e médicos participaram da capacitação, onde foram abordados temas como segurança em cena, prevenção a acidentes, trauma, imobilização, dentre outros assuntos. De acordo com o SAMU, foram utilizados os padrões de atendimento do A.H.A (American Heart Association) e do P.H.T.L.S (Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado). Dinâmicas de humanização da assistência, e inclusive, salientado o respeito entre equipes de rua, como o Demutran e a Guarda Municipal, também fizeram parte do curso.

A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na Câmara Municipal e contou ainda com a presença do presidente da Câmara, Marcos Ferreira Godoy (Teco); dos vereadores Cláudio Dutra, Silas Pinheiro e Adilson Peres; dos secretários Sidney Sepulcre (Higiene e Saúde), Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente) e Odilon Repasch (Esportes e Lazer); do coordenador do SAMU de Itapevi, João Alberto da Silva Júnior; do coordenador DE Enfermagem do SAMU, Walmir da Silva Lecca; do coordenador médico Francisco Tadao Nakano; do chefe de gabinete, Reinaldo Gil; do diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Ubiratan Carvalho; do coordenador médico do Pronto Socorro, Fábio Henrique Tangerino;  do presidente do Rotary Club de Itapevi, Luis Carlos Delgado de Aguiar; da coordenadora do SAMU de Vargem Grande Paulista, Ivone Maria Ambrósio, assim como outros integrantes de sua equipe; do coordenador do SAMU de Pirapora do Bom Jesus, Ricardo Oliveira; e da Banda Musical da Guarda Municipal.

Em discurso, Dra. Ruth Banholzer ressaltou a importância da capacitação profissional dos funcionários de saúde e anunciou para breve a construção de uma nova sede para o SAMU. “Capacitação para o serviço de saúde faz toda a diferença. Nossos profissionais estão comprometidos com a população e nosso sonho é ter a excelência de atendimento apresentada pelo SAMU em toda a rede de saúde”, comentou Dra. Ruth.

Além de Itapevi, o órgão, implantado pela prefeita junto ao Governo Federal em 2006, atende os municípios de Carapicuíba, Jandira, Vargem Grande Paulista, Cotia e Pirapora. Atualmente, a população pode contar com o serviço 24 horas por dia, com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

“Como um pai do SAMU, acompanho orgulhoso a evolução desta equipe ao longo dos anos. Cada moto nova que chega, cada curso promovido, vai nos envaidecendo e nos fazendo ter ainda mais orgulho do SAMU”, afirmou, por sua vez, o secretário dr. Sidney Sepulcre.

Teco aproveitou o momento para agradecer a implantação do órgão na cidade e avaliou como um marco para Itapevi a chegada do SAMU, que, segundo ele, foi um grande avanço na área da saúde pública. “Quantas e quantas vidas já não foram salvas graças a esses homens e mulheres que trabalham dia e noite para socorrer nossos munícipes”, disse.

A cerimônia também contou com uma homenagem à profissional Fátima Aparecida, falecida de Câncer em maio de 2007. O coordenador João Alberto da Silva, que está a frente da unidade há cerca de oito meses, atribuiu a Fátima e aos demais profissionais do SAMU os grandes resultados obtidos pelo órgão. “Esta é uma equipe que não enxerga raça, cor, credo ou condição social. Apenas age com eficiência com o objetivo de ajudar o próximo”, comentou. “Esta semente foi plantada há dois anos e, aos poucos, foi se tornando uma linda. Mais do que um salário, nós, que vestimos este uniforme, sentimos algo indescritível. Sob condições adversas, muitos encontram motivos para sorrir ao fim de um plantão. Eis aí a família SAMU”, completou o coordenador de Enfermagem Walmir da Silva Lecca.

SAMU

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é realizado após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre os primeiros procedimentos.

Aliada às ambulâncias, o SAMU de Itapevi também dispõe agora de uma motolância, veículo com um baú de carga que contém colar cervical (P,M,G), desfibrilador externo automático (DEA), luvas de procedimento e estéreis, ataduras, compressas e gazes, talas de imobilização de diversos tamanhos, material de venopunção (incluindo seringas e cateteres de diversos tamanhos), material de via aérea básica, estetoscópio e esfigmomanômetro, oxigênio portátil e equipamento de proteção individual completo.

 Confira as Fotos

 

{gallery}Samu{/gallery}

Relacionados