Encontro em Itapevi discute importância do aleitamento materno

Discutir a importância do aleitamento materno no desenvolvimento infantil. Esse é o objetivo da Prefeitura de Itapevi durante a 2ª Sensibilização em Aleitamento Materno do Município de Itapevi, que irá reunir servidores públicos da Prefeitura no auditório da Secretaria de Educação e Cultura (R. Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro) na próxima quinta-feira (24), das 8h às 13h.

O evento será realizado em comemoração à Semana Mundial de Amamentação, que foi celebrada entre os dias 1 e 7 deste mês, e também em referência ao Agosto Dourado, instituído recentemente pela lei federal 13.435 de 12 de abril de 2017, como o mês do aleitamento materno no Brasil.

“O leite materno é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento nos primeiros seis meses de vida”, explicou a pediatra Adriana das Graças Montanher Morschbacher, coordenadora do programa de Saúde da Criança de Itapevi.

Segundo ela, neste período o aleitamento materno deve ser exclusivo, sem a complementação de nenhum alimento. Somente após os seis meses outros alimentos devem ser oferecidos à criança. Por conta disso, o município tem incentivado as mães a amamentarem seus filhos por no mínimo seis meses.

Recentemente, foi realizada capacitação para todos os enfermeiros da rede municipal para orientarem as gestantes atendidas sobre a importância do aleitamento materno, além de enfatizar os benefícios da amamentação para a saúde do filho e também da mãe.

“Essa orientação tem sido seguida tanto no atendimento às gestantes, como no acolhimento às mães que acabaram de ter bebê”, explicou Adriana. “Cerca de 95% das mães que têm alta do HGI saem do hospital amamentando. Isso é muito positivo. Nossa luta é para que esta amamentação continue pelo menos até os próximos seis meses de vida da criança”, disse.

Mito do leite fraco

A médica explica que todas as mulheres apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança, portanto, não é necessário adicionar nenhum produto à alimentação no início da vida de um bebê. “Não existe leite fraco. Isso é um mito”, afirma.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no leite materno a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida.

Por isso, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes, como complemento alimentar, até o segundo ano de vida da criança.

Estudos comprovam que a mortalidade por doenças infecciosas é menor em crianças que são amamentadas. O leite materno também garante proteção contra infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento, além de diminuir os riscos de alergia.

Para a mulher, o aleitamento também traz benefícios, como a proteção contra o câncer de mama e de ovários e a diminuição dos riscos de morte por artrite reumatoide. 

 

 

Relacionados