Em Jandira: Secretaria de Saúde lança programa para suporte a saúde mental dos seus colaboradores

Hoje, dia 29, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jandira publicou a portaria de criação do Programa acolher saúde.

De acordo com a portaria publicada, a iniciativa nasceu a partir da constatação de que a pandemia do Coronavírus trouxe muitos e novos desafios com o aumento do sofrimento psíquico decorrentes da crise sanitária, social e econômica que estamos vivenciando. Como consequência deste contexto, os profissionais da Saúde que estão diretamente ligados ao combate à pandemia, estão vivenciando muitas emoções conflitivas devido ao grande estresse nos ambientes de trabalho.

Diante destas “muitas emoções conflitivas devido ao grande estresse nos ambientes de trabalho”, a SMS acredita que há a necessidade urgente de adotar novas estratégias de acolhimento a estes profissionais da saúde que se encontram na linha de frente da assistência à pandemia e se defrontam, diariamente, com uma fragilidade emocional muito grande ao se depararem com as mais diferentes formas de luto e emoções angustiantes que levam ao comprometimento de sua saúde e, consequentemente, de seu desempenho profissional.

A portaria de criação do programa acolher saúde, descreve os principais objetivos do programa, como sendo: Oferecer acolhimento aos profissionais de saúde do Município em situações de estresse no combate a pandemia COVID-19; Ajudar os profissionais a acessar serviços de suporte à saúde mental e psicossocial e facilitar o acesso a esses serviços e, Realizar o processo de integração dos novos profissionais de saúde que são recrutados pela Secretaria.

O programa traz como principal estratégia para o processo de acolhimento aos profissionais de saúde, durante a pandemia atual, reuniões online, duas vezes por semana, que deverão ser divulgadas em todos os equipamentos da Saúde do município.

Relacionados